Alemanha terá testes de alarmes de emergência nacional
Na quinta-feira, 8 de dezembro, a Alemanha vai testar seus sistemas de alerta para emergência em todo o país. Por isso, fique atento e não se assuste: sirenes devem soar, celulares vão receber as mensagens teste, os sistemas da Deutsche Bahn vão anunciar o alarme e, em alguns lugares, caminhões de bombeiros vão passar com mensagens em alto falantes.
É o Warntag, que começa a partir das 11 da manhã e deve durar por 45 minutos.
A ideia do exercício é checar como a estrutura técnica dos alarmes está funcionando e, pela primeira vez, o teste será nacional e em várias mídias diferentes, inclusive um novo método de envio para celulares.
O que fazer ao ouvir os alarmes?
Dessa vez, os alarmes chegam como teste, mas a ideia é que você também pratique o que fazer em uma situação real. Hoje, mantenha a calma (é alto, mas é só um teste) e confira por quais meios você recebeu o alerta.
E, se as sirenes são inexistentes ou muito baixas onde você mora, é importante tomar um cuidado extra e conferir se seu celular recebeu os alertas. Existem apps (como o NINA e KATWARN) que devem funcionar e retransmitir o alerta teste nesta quinta.
Além disso, o novo sistema de transmissão deve enviar mensagens semelhantes para um SMS para todos os celulares que estiverem conectados a uma rede celular (não é internet, é a linha telefônica).
Em caso de emergência real, ao receber os alertas é importante ligar nas rádios e televisões públicas para receber a informação correta e completa do que fazer. As recomendações podem ser totalmente divergentes dependendo do acontecimento. Por exemplo, para muitos, ir para um local protegido como o Keller pode ser o primeiro instinto - mas é a coisa mais importante a se evitar em caso de enchentes.
A importância dos testes
Desde julho de 2021, quando enchentes devastadoras destruíram cidades e causaram mortes nos estados do oeste do país, a Alemanha vem trabalhando em maneiras de melhorar seu sistema de alerta para eventos e riscos.
Os testes não são novidade, o primeiro Warntag aconteceu em 2020, mas deixou claro uma série de falhas que desde então foram sendo (lentamente) corrigidas.
Agora, o Warntag chega reforçado com novos métodos e serve também para conscientizar as pessoas de como elas podem ser alertadas de momentos de risco.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: