Áustria facilita regras de entrada

A partir desta terça, 22 de fevereiro, visitantes precisam apenas apresentar comprovação 3G para entrar no país.

A Áustria está com novas regras de entrada para o país a partir desta terça-feira, 22 de fevereiro. Segundo já anunciado em coletiva de imprensa pelo governo federal, viajantes precisarão comprovar apenas que se adequam às chamadas regras 3G para entrar no país. Ou seja, precisam mostrar comprovante de vacinação contra Covid, ou de que se recuperaram recentemente da doença ou um teste negativo para Covid-19 (PCR ou antígeno).

Até agora, a Áustria tinha regras 2G, ou 2G Plus para entrada no país, mas com o anúncio de relaxamentos internos, inclusive perspectiva para o fim das regras G em março, a Áustria adotou também regras menos rigorosas para entrada.

Vale lembrar que, a partir de 22 de fevereiro, as regras 3G valem não só para entrada no território, mas para a entrada em diferentes estabelecimentos, inclusive restaurantes e hotéis - exceto em Viena, onde a regra 2G (vacinados e recuperados) se mantém para gastronomia.

Requisições para entrada no país a partir de 22.02

Todas as pessoas entrando na Áustria precisam apresentar um dos três comprovantes abaixo:

  • Prova de vacinação completa (duas doses pelo menos) OU
  • Prova de que se recuperou recentemente da doença OU
  • Teste negativo (PCR - válido por 72h, antígeno - válido por 24h).

Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil.


O que conta como a vacinação completa?

Para entrada na Áustria, é preciso comprovar duas doses de vacinas aprovadas (essa vacinação vale por 270 dias depois da segunda ou da terceira dose), ou então uma dose da Johnson&Johnson (válida APENAS para entrada no país e por 270 dias, dentro do país é preciso ter duas doses para ser totalmente vacinado).

As vacinas aceitas para entrada na Áustria são BioNtech/Pfizer, AstraZeneca, Covishield, Covaxin, Covovax, Johnson & Johnson, Moderna, Nuvaxovid (Novavax), Sinovac, e Sinopharm. Ou seja, a Coronavac é válida como comprovante de vacinação para entrar no país. Entretanto, apenas BioNtech/Pfizer, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Moderna e Nuvaxovid (Novavax) são válidas para entrada em estabelecimentos.

Quer dizer: uma pessoa duplamente vacinada com Coronovac consegue entrar na Áustria sem apresentar teste negativo, mas precisa de teste para frequentar estabelecimentos dentro do país e não consegue entrar em bares e restaurantes em Viena. Isso pelas regras atuais (pode acontecer de pessoas "darem sorte" e conseguirem entrar em bares em Viena, mas essa não é a regra).

Além disso, a validade das vacinas é diferente para quem está dentro do país. Duas doses são válidas apenas por 180 dias depois da segunda dose (ou 210 dias para pessoas com menos de 18 anos) e, depois disso, é preciso ter uma dose de reforço.

O que conta como prova de recuperação?

Um certificado médico que inclui a data de recuperação é necessário. Em alguns casos, é possível usar o resultado positivo de um teste PCR reconhecido pela Áustria. Aqui o formulário oficial em inglês.

👉
Crianças com menos de 12 anos de idade não precisam mostrar comprovantes para entrada no país.

E se eu não tiver comprovação 3G?

Você ainda pode entrar na Áustria, mas precisará entrar em quarentena imediatamente e só pode sair dela após um teste negativo. Além disso, nesse caso será necessário preencher o pré-formulário online. Confira aqui onde fazer o teste de coronavírus em Viena.

Confira também:

FAQ: sou vacinado com Coronavac e vou para a Áustria. E agora?
Entenda o que significa tomar a vacina da Coronavac, ou Covishield, duas bastante comuns no Brasil e quais as repercussões para quem viaja ou mora na Áustria. A Áustria parece que não quer facilitar a vida de ninguém e possui regras bastante complicadas quando se trata das restrições relacionadas à

Atenção: regras mais rigorosas poderão ser impostas no futuro, então confira sempre os sites atualizados.

Links importantes:


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: