Áustria anuncia novas medidas contra Covid

A nova força-tarefa para combate à pandemia na Áustria, GECKO, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 22, as medidas que passam a valer no país a partir de 27 de dezembro, inclusive um toque de recolher que será aplicado a partir de 22h na gastronomia em todo país.

O horário de fechamento de estabelecimentos gastronômicos vale também para as celebrações na véspera do ano novo. Em geral, o governo recomenda que as festividades sejam limitadas o máximo possível - e apenas entre pessoas vacinadas e, adicionalmente, testadas. "Não é o momento para fazer festas", alertou a Chief Medical Officer Katharina Reich. "O meu pedido é: celebrem a virada do ano em encontros pequenos, privados, em locais abertos", completou.

Além disso, apenas 25 pessoas podem participar de eventos onde não há lugar marcado. Em todo caso, há necessidade de comprovação 2G (vacinados e recuperados) e obrigação do uso de máscaras FFP2. Onde houver lugares marcados, o limite é de 500 pessoas para 2G, 1.000 pessoas para 2G + e ainda 1.500 para eventos apenas com pessoas com booster e teste negativo.

O governo busca reduzir ao máximo o número de contatos, com grande preocupação em relação à nova variante de coronavírus. "Sabemos que o omicron é rápido e que temos que reagir rapidamente", disse Reich. As discussões foram feitas e o anúncio é da força-tarefa, mas Reich reiterou que todos os estados concordaram com as medidas propostas.

✈️ NOVOS PAÍSES NA LISTA VARIANTE DE CORONAVÍRUS

A Áustria adicionou quatro novos países à área de variante do vírus: Reino Unido, Holanda, Dinamarca e Noruega. As regras de entrada para quem vem dessas regiões são mais rigorosas, mas viajantes que já receberam a vacina de reforço e, adicionalmente, possuem um teste PCR negativo, não vão precisar fazer quarentena.

View this post on Instagram

A post shared by Amanda 📍 Alemanha e Áustria (@amandanaaustria)