Baviera mantém regras de Covid até 2 de abril - mais estados podem seguir

Baviera mantém regras de Covid até 2 de abril - mais estados podem seguir
Photo by Sergey Mind / Unsplash

Bayern anunciou nesta terça-feira, 15, decisão de manter a maior parte das regras de Covid até depois do 'Freedom Day', em 20 de março, do governo federal.

A Baviera (Bayern) vai manter as restrições de acesso (regras 2G e 3G) além de requerimento para uso de máscaras em escolas e comércio até pelo menos 2 de abril.

Em coletiva de imprensa nesta terça, 15, o ministro-presidente do estado no sul da Alemanha disse que a decisão foi tomada por conta das altas taxas de incidência de Covid-19 na regial. Hoje, a taxa de incidência para sete dias alcançou 2.027.

O único relaxamento de restrições vai se dar em escolas primárias, onde estudantes vão poder deixar de usar máscara durante as aulas já a partir de 21 de março. Uma semana depois, a obrigatoriedade do uso de máscaras também cai para alunos mais velhos.

"A pandemia está a todo vapor", disse o secretário de estado de Bayern, Florian Herrmann (CSU), durante a coletiva.

O anúncio da extensão das medidas vem após números recordes de novos casos de Covid-19 em todo país apenas dias antes do chamado "Freedom Day".

Freedom Day adiado

Em fevereiro, o governo federal na Alemanha havia anunciado que a maior parte das restrições para contenção da pandemia seriam suspensas a partir de 20 de março. A data ficou conhecida como Freedom Day na Alemanha.

Entretanto, o chanceler Olaf Scholz (SPD) já havia na época alertado que os estados teriam liberdade para adotar ou manter medidas mais rigorosas.

Alemanha anuncia “Freedom Day” para 20 de março
O país anunciou etapas para reabertura, com a expectativa de fim das restrições já no início da primavera O chanceler alemão Olaf Scholz (SPD) anunciou nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, que a Alemanha vai retirar as principais restrições em vigor por conta da pandemia em etapas, com a expectativa…


Nesta terça, o instituto Robert Koch (RKI) registrou 198.888 novas infecções em um período de 24 horas, quase mais de 42.000 casos de Covid-19 do que no mesmo dia da semana passada.

Por isso, o estado de Bayern foi um dos primeiros no que deve ser uma série de regiões alemãs a manter as medidas restritivas no lugar, pelo menos por mais alguns dias.

O que muda em Bayern

As regras de acesso vão continuar as mesmas. Em restaurantes, então, as pessoas vão precisar apresentar prova de vacinação, recuperação recente ou um teste negativo.

A partir de 19 de março, as restrições de contato e o limite de participantes em eventos serão retiradas. Da mesma forma, o estado vai abolir a proibição para baladas, vendas de álcools e regras especiais para encontros.

Outros estados

Outros estados também querem estender as regras de contenção da pandemia até pelo menos 2 de abril, segundo a agência DPA.

Baden-Württemberg e a Thuringia também deve ter um "período de transição", como a Baviera, durante o qual algumas restrições seriam mantidas. Estados no norte do país também deram sinais de que vão seguir o "caminho do meio", como Mecklenburg-Vorpommern e Hamburg.

NRW, Baixa Saxônia, e mais outros estados também estão trabalhando nas suas próprias regras para um período de transição.

Em Saarland, o governo do estado já determinou que as regras atuais ficam em vigor até pelo menos 31 de março.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: