Como apoiar o trabalho?
Durante a pandemia, crises políticas e polêmicas na Áustria e na Alemanha, esse site e, especialmente, a página no instagram, se tornaram um ponto para brasileiros e outros falantes de português se informarem, buscarem notícias checadas e entenderem um pouco mais sobre os acontecimentos mais importantes nos nossos novos países e na nossa vizinhança.
Com o tempo, a página cresceu e traz também informações de turismo, viagem, dicas de eventos, passeios e até links para vagas de emprego que não exigem alemão fluente ou que dão preferência para quem fala português.
Todo esse trabalho é, bem, trabalho. Faço com muito prazer porque acredito que jornalismo é uma vocação e não me imagino fazendo nada diferente. Só que queria dedicar mais tempo para esse serviço voltado para a nossa comunidade de imigrantes, expatriados e viajantes. Para isso, se o trabalho aqui te ajuda ou te ajudou em algum momento, existem algumas maneiras que você pode contribuir.
Contribuições financeiras
Fazer uma assinatura aqui no site é uma das melhores maneiras. Assinaturas garantem aos jornalistas e produtores de conteúdo uma certa estabilidade e, assim, faz com que eu precise pegar menos freelas e consiga separar um período exclusivo para produção para o Instagram e para esse site.
A assinatura tem o valor de cinco euros e, se você assinar por um ano, o pagamento único é de 55 euros.
Claro, nem todo mundo pode ajudar com esses valores - e sei que muitos dos leitores estão no Brasil (❤️), e o euro não está nada baixo. Se mesmo assim você quiser e puder contribuir financeiramente, é possível fazer uma contribuição de qualquer valor pelo Paypal:
Assine o The Local
Se você fala inglês, também pode contribuir assinando o The Local, que é o site para onde eu faço freelance e que remunera meus textos escritos em inglês.
Eu já era fã do site antes de escrever pra eles. São jornalistas cobrindo seus respectivos países com foco na população imigrante.
Se você assinar o site The Local Austria, ajuda o meu trabalho nesse site super importante com uma equipe tão pequena e ainda de quebra tem acesso aos outros sites com equipes sensacionais: The Local Alemanha, Suíça, Suécia, Itália, Dinamarca, Espanha e Noruega.
Contribuições não-financeiras
Outra maneira de contribuir é assistindo aos vídeos no YouTube (um dia talvez eu consiga monetizar por lá rs) e se inscrevendo no canal - confesso que faz tempo não atualizo por lá porque é difícil manter tantas redes sozinha.
Além disso, os posts aqui no site que não forem de notícias normalmente vão ter algum link que a gente chama de "afiliado". São links que, se você usar para comprar algum produto ou serviço, vão acabar me dando uma pequena comissão - sem nenhum custo maior para você por isso.
Eu passei um tempão procurando e me inscrevendo em programas de afiliados que sejam legais, que tenham a ver com a gente e que eu já tenha usado. Vai ter bastante coisa de viagem, link do hostelworld ou do booking.com e alguns guias que parecem bem legais também. Ah, e links para produtos na Amazon, sempre que tiver a ver.
Uma terceira opção, bem parecida com esse programa de afiliados, é o programa de referral. Aliás, tem gente que nem diferencia entre as duas coisas. Mas o programa de referral funciona por meio de indicação de um produto que eu já uso. Aí eu e você ganhamos algum benefício.
Por exemplo, se você usar esse link para se cadastrar no Wise, eu posso ganhar dinheiro direto na minha conta Wise e você ganha desconto na sua primeira transferência internacional.
O Wise começou como TransferWise e era um serviço para transferência internacional de dinheiro. Eu já usava muito para mandar dinheiro do Brasil para cá ou daqui para o Brasil. Agora, a empresa se chama Wise e evoluiu para um banco completo. Uso a opção de negócios (tipo PJ) para a minha conta profissional aqui na Europa e também uso bastante a Wise pessoal quando vou viajar fora da zona do Euro.
O outro banco que eu uso aqui na Áustria para o meu dia dia (estilo conta PF normal) é o N26 e sou tão fã que pago a mensalidade dele para ter direito a seguro viagem, entre outros benefícios.
Ajude a divulgar!
Uma terceira maneira de ajudar - e totalmente essencial para que esse trabalho alcance mais pessoas, é simplesmente divulgando e compartilhando os conteúdos.
- Seu amigo está vindo morar na Áustria ou Alemanha? Mande o perfil no Instagram pra ele!
- Assistiu um vídeo bem informativo no YouTube? Manda no grupo de zap dos expats e imigrantes!
- Um post aqui do site facilitou a sua vida? Compartilha o link no grupo do Facebook!
Sempre que possível, interaja com os conteúdos, especialmente nas redes sociais. O Instagram não gosta de dar alcance para conteúdo político (até entendo, com tanta fake news por aí...), mas a sua visualização e interação fazem com que ele entenda mais rápido que o conteúdo tem relevância. O mesmo vale para YouTube.
Independentemente da maneira que você ajudar, seja com uma mensagem de apoio, uma doação ou um pote de doce de leite direto Brasil (AMO), agradeço de coração!