Como vai funcionar o bilhete de transporte de 9 euros na Alemanha?
A Alemanha deve adotar um ticket mensal de 9 euros para transporte público por três meses.
Para combater a alta na inflação e trazer um alívio para os bolsos dos alemães, o governo na Alemanha anunciou um ticket subsidiado para o transporte público.
Ele serve também para incentivar as pessoas a usarem transportes coletivos, que são mais ecológicos. O projeto deve ser votado ainda nesta quarta-feira, 27, no parlamento.
O ticket custará 9 euros por mês e poderá ser comprado em junho, julho e agosto.
O ticket pode ser comprado online ou por um app a qualquer momento e vai durar até o fim do mês da compra. Ou seja, melhor comprar logo no começo do mês para aproveitar ao máximo.
A renovação não é automática, então quem for usar nos três meses precisa ficar atento para fazer a compra novamente. O valor é de nove euros por mês - ou 27 euros para os três meses do verão.
O bilhete é válido em todo transporte público local ou regional, inclusive Deutsche Bahn, mas não em viagens de longa distância como ICE, IC ou EC.
Além disso, o ticket é nacional. Assim, quem comprar esse vale mensal em Berlim, por exemplo, também vai poder utilizá-lo no transporte público de Munique ou Frankfurt - e em qualquer outra cidade da Alemanha.
E se eu já tenho um ticket anual?
O governo vai anunciar soluções para trazer uma redução de custos também para quem tem tickets de temporada - provavelmente um reembolso ou desconto em renovação.
Mesmo sem estar disponível para longa distância, o fato de ele poder ser usado nos trens da DB promete transporte lotado nos meses de verão na Alemanha.
Com a alta no custo de vida, e especialmente dos combustíveis, o transporte público se torna ainda mais uma necessidade - isso sem nem falar em questões ambientais.
A Alemanha tem boas conexões de trens, trams, metrôs e ônibus e o ticket a 9 euros (9-Euro-Ticket) é uma boa oportunidade para aproveitar o verão e deixar o carro em casa :)
Esse texto apareceu primeiro no Instagram. Siga por lá e fique por dentro das últimas notícias.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: