Covid na Alemanha: o que fazer se eu testar positivo?
A Alemanha registrou nesta terça-feira, 25, mais de 125 mil novos casos de Covid-19 em todo o país. Com a transmissão da variante ômicron, os números não param de crescer, e o ministro da Saúde, Karl Lauterbach (SPD), já apontou previsões que o pico das transmissões deve ser alcançado apenas no meio de fevereiro.
Com isso em mente, sem dúvida as chances são grandes de alguém que você conheça ou você mesmo acabem infectados. Isso mesmo com as medidas atualmente em vigor na Alemanha e mesmo entre pessoas vacinadas. Afinal, a vacina não impede transmissão nem evita infecções, mas reduz drasticamente as chances de a doença tomar um rumo mais grave.
Confira, então, as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde (Bundesministerium für Gesundheit).
Suspeita de coronavírus
Caso você tenha sintomas similares ao da gripe ou de um resfriado, incluindo tosse seca, nariz escorrendo e febre, é importante fazer o teste. Com as novas regras limitando o uso de PCR na Alemanha, o teste antígeno pode ser feito para detectar uma infecção e, caso positivo, um segundo teste (também antígeno) vai servir para confirmar a infecção.
Caso você tenha sintomas, é importante ficar em casa para evitar o contágio de outras pessoas. Entre em contato (por telefone!) com o seu médico para saber o melhor procedimento a ser seguido.
Outra opção é ligar para o telefone 116 117 ou o Gesundheitsamt da sua região.
Confirmado: os dois testes deram positivo e fui diagnosticado com Covid
Quando a suspeita for confirmada, você precisa entrar em contato com o seu médico para discutir os próximos passos. Em alguns casos, a secretaria de saúde da região entra em contato para trocar informações, mas nem sempre isso acontece - especialmente conforme o número de novos casos vai subindo.
No provável caso de uma doença moderada, a recomendação é que você fique em repouso em casa e tenha o mínimo de contato possível com outras pessoas dentro da sua casa - o ideal é ficar em um cômodo separado.
- Caso seus sintomas fiquem mais graves, como febre alta: você deve buscar conselho. médico pelo telefone (116 117 ou Hausartz);
- Em caso de emergências (por exemplo, falta de ar aguda), ligue para 112.
O governo também indica um guia do covid que usa um robô para dar sugestões do que deve ser feito. Fiz o teste e ele não deve ser usado em casos de emergência porque são muitas perguntas a serem respondidas antes de uma sugestão sair.
O isolamento normalmente leva dez dias, mas pode ser encerrado antes com um teste rápido negativo. Aqui, vale lembrar que há regras mais rigorosas para pessoas que trabalham com grupos vulneráveis ou em estabelecimentos de saúde.
Obrigação de notificação
Todos que testarem positivo têm a obrigação de notificar as pessoas com quem tiveram contato. além disso, coloque o resultado no Corona-Warn-App para rastreamento de contatos.
Fim do isolamento
O fim do isolamento em casos leves ou moderados pode ser feito após dez dias, quando não há mais sintomas por pelo menos 48h. Ou então após sete dias se houver um teste negativo. Para casos graves da doença, o fim do isolamento precisa ser determinado por médicos ou PCR negativo. Aqui há uma arte do governo federal com as informações simplificadas:
Veja que há também regras para quem teve contato com alguém que testou positivo. Apesar da quarentena nesse caso ser de sete dicas (com teste negativo no sétimo dia), pessoas que foram recentemente duplamente vacinadas ou que têm a terceira dose da vacina não precisam entrar em quarentena quando houve contato com alguém que testou positivo.
Vale lembrar que, pelas recomendações do RKI, linkadas no próprio site do governo, o isolamento só deve ser encerrado após 14 dias (do teste ou dos sintomas), mais pelo menos 48h sem sintomas e também com um teste antígeno negativo. Também é preciso sempre ficar atento a quaisquer regras regionais específicas.
Continue se monitorando
As autoridades recomendam que você continue se monitorando e se cuidando mesmo depois dos sete dias. Isso pode ser feito por meio de medições diárias de temperatura e o uso de um diário de sintomas - duas ações recomendadas para o período em que você está se recuperando ou durante quarentena.
Na Alemanha, todos que se recuperaram de Covid-19 são considerados como "recuperados" (genesen) a partir de quatro semanas e por até três meses depois da data do teste positivo. Para não vacinados, depois de três meses do teste positivo já é recomendada uma dose de uma vacina aprovada contra covid-19. Assim, a pessoa é considerada totalmente imunizada. Com uma terceira dose (ou seja, status de recuperado + uma dose + outra dose), a pessoa passa a ter o "booster".
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: