CPF se torna único número de identificação de brasileiros

Confira como a nova lei do CPF influencia a vida dos brasileiros no exterior e como checar se seu cadastro está sem problemas.

CPF se torna único número de identificação de brasileiros
Photo by Sigmund / Unsplash

Uma nova lei federal, a Lei 14.534, sancionada em janeiro de 2023, determina que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) seja o único número de identificação dos cidadãos brasileiros para todas as relações do indivíduo com o Estado. Isso significa que órgãos públicos, incluindo os consulados e as embaixadas do Brasil, não poderão mais pedir documentos além do CPF para prestar qualquer tipo de serviço.

O objetivo da lei é desburocratizar processos e evitar que as pessoas precisem decorar vários números diferentes. O CPF já é usado como número de identificação em muitos serviços públicos, mas agora se tornará o único número necessário para acessar todos os serviços.

A nova lei entrará em vigor em janeiro de 2024. Até lá, os órgãos públicos terão de adequar seus sistemas e procedimentos de atendimento aos cidadãos para a adoção do CPF como número de identificação.

O número do CPF será inscrito em certidões (nascimento, casamento e óbito), na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em outros documentos.

Como será no exterior?

Os consulados brasileiros já estão se preparando para a nova realidade, e o CPF já vem sendo incluído na certidão de nascimento de filhos de brasileiros que nasceram e foram registrados no exterior. A partir do ano que vem, todos os serviços prestados nos consulados, como solicitação de passaportes, atestados e certidões de nascimento, deverão conter o número do CPF.

Os brasileiros que não possuem CPF devem emiti-lo o mais rápido possível. A solicitação para inscrever ou regularizar o CPF é simples e pode ser realizada virtualmente, sem que o cidadão precise sair de casa. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Acesse este link;
  2. Selecione o país onde você mora atualmente;
  3. Preencha o formulário de acordo com o serviço desejado (inscrição, alteração, cancelamento ou regularização de documento, no caso o CPF);
  4. Clique em "Enviar";
  5. Imprima o formulário preenchido usando o botão "Imprimir";
  6. Entregu o formulário em uma representação diplomática brasileira em até 15 dias, juntamente com os documentos listados no quadro de documentação.

A nova lei é uma medida importante para simplificar a vida dos cidadãos brasileiros e melhorar a eficiência dos serviços públicos.

Você pode verificar se não há nenhuma pendência no seu CPF por meio deste link aqui.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: