Europa adia entrada em vigor do visto ETIAS para não-europeus

O sistema que ia entrar em vigor em 2023 foi postergado (mais uma vez) para 2024. Entenda o que é e como vai funcionar o ETIAS.

Europa adia entrada em vigor do visto ETIAS para não-europeus
Photo by Ivan Shimko / Unsplash

A União Europeia adiou o início do visto ETIAS para não-europeus para 2024 - o visto online que iria custar €7 iria entrar em vigor no final de 2023.

O visto ETIAS vai tornar a vida de brasileiros e outros não-europeus mais complicada quando entrar em vigor. A partir do início do sistema, brasileiros vão precisar registrar online e pagar €7 pelo processamento deste visto, que valerá por três anos. Menores de 18 anos e maiores de 70 anos não precisam pagar a taxa.

Atualmente, não há necessidade de nenhum processo prévio online ou pagamento de taxa para brasileiros que querem viajar a turismo para países da União Europeia, como Áustria e Alemanha. Vale lembrar que o ETIAS tampouco vai garantir a entrada de viajantes brasileiros ou retirar a necessidade de passagem pela imigração - qualquer decisão final poderá ser feita pelo oficial da imigração.

O ETIAS estava  previsto que entrasse em vigor em novembro mas  a data de início foi agora alterada pela Direção-Geral de Migração e Assuntos Internos da Comissão Europeia em Bruxelas, conforme reportagem do The Local.

Os potenciais visitantes de fora da União Europeia como Reino Unido, EUA e Brasil, são agora informados no site oficial: "Espera-se que o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias) esteja operacional em 2024".

A decisão vem depois que o sistema eletrônico da União Europeia, conhecido como EES, que vai introduzir controles biométricos mais rigorosos nas fronteiras, foi adiado de maio de 2023 até o "final do ano", segundo as autoridades do bloco.

Você pode ler mais sobre ETIAS e EES aqui.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: