Guten Morgen! Dienstag, 15 Februar
O que é importante para começar seu dia hoje.
Bom dia!
Estou aqui matutando o que oferecer para as pessoas que colaboram financeiramente e acho que essa newsletter às terças e quintas, ficará disponível apenas para leitores do site. Ainda estou pensando e aceito sugestões, opiniões e críticas (construtivas rs). Às segundas e quartas, ela continua aberta para todo mundo - e, claro, breaking news e notícias essenciais estarão sempre abertas tanto no site quanto no instagram.
O assunto do momento continua a crise na Ucrânia, ou a crise na fronteira com a Ucrânia. Pessoalmente, não acho justo (e li que os ucranianos também não gostam) que a gente chame o fato de a Rússia estar cercando o país vizinho de tropas e preparos na guerra de crise na Ucrânia. Como se fosse responsabilidade dos ucranianos. Melhor crise na Europa, ou pelo menos na fronteira.
Enfim.
O chanceler alemão, depois do sumiço até a semana passada, viajou ontem para Kiev e hoje segue para Moscou. Na Ucrânia, ele continuou se recusando a atender os pedidos por armas e apoio militar, mas prometeu um apoio financeiro de €150 milhões para o país. Depois da visita do presidente francês, e conversas virtuais com os norte-americanos, muitos estão ansiosos aguardando no que vai dar esse encontro entre Scholz e o presidente russo, Vladimir Putin.
Em sua novíssima conta no Twitter, o chanceler disse que nós vivemos hoje uma "muito muito séria" ameaça à paz na Europa. E que espera urgentemente uma desescalada por parte de Moscou.
"Wir erleben eine sehr, sehr ernste Bedrohung des Friedens in Europa."
Uma boa terça-feira e tschüss!
A partir de março, essa newsletter poderá ser enviada para a sua caixa de emails. Assine abaixo:
Alemanha
A situação na Ucrânia
Bedrohung des Friedens. O chanceler alemão, Olaf Scholz, segue para Moscou depois de encontro com líderes ucranianos (DE). Scholz reiterou que espera uma desescalada por parte dos russos e que qualquer agressão militar terá "graves consequências" para a Rússia.
Covid
Lockerungen. A imprensa alemã noticiou um rascunho das novas medidas que devem ser apresentadas nesta semana, se os líderes regionais concordarem. E parece que vão porque praticamente ninguém além do ministro da Saúde Karl Lauterbach parece querer estender restrições muito rigorosas por mais tempo. Em passos cautelosos, é possível que a Alemanha tenha o seu "Dia da Liberdade" em 20 de março, relata o Tagesspiegel (DE). O encontro entre estados e governo federal acontece amanhã.
Previsão do tempo
Wetter. Granizo ou pancadas de chuva ocorrerão nos Alpes na terça-feira. No resto do país, podemos ter algum sol. À noite, novas chuvas vêm do oeste. A temperatura está entre 4 e 10 graus. O vento continua a aumentar no noroeste e sopra do sudoeste, segundo a ZDF.
Áustria
Suspeita de assassinato em Viena
Mordfall. Em Viena, um homem de 23 anos foi encontrado com ferimentos a faca em um apartamento em Favoriten. Apesar das tentativas de socorro, ele não resistiu. Um outro homem, de 28 anos, que também estava no apartamento foi preso, segundo a polícia de Viena (DE).
Covid
Öffnungsgipfel. Amanhã, líderes do governo federal e regionais se encontram para o que é esperado que seja uma "cúpula de reabertura", segundo o Kurier (DE/paywall). Já deve haver alguns anúncios de relaxamentos mais imediatos, mas também uma possível perspectiva de reabertura mais total para março.
Previsão do tempo
Wetter. O sul do país deve ter muitas nuvens, bem como às vezes chuva e queda de neve. No extremo leste, o sol brilha um pouco antes que as nuvens também fechem o tempo e a chuva chega à tarde. O limite de queda de neve está entre 600m nas partes norte do país e bem mais de 1000m no sul. Temperaturas máximas diárias de 3 a 10 graus. As máximas estão no sul da Estíria e Burgenland.
E mais:
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: