Guten Morgen! Mittwoch, 23 März: energia, coronavírus e guerra na Ucrânia

Bom dia!

Hoje falamos sobre as ameaças de racionamento de energia no próximo inverno na Alemanha, mas calma: nada está certo ainda. Temos notícias sobre a pandemia no país e as regras de entrada foram estendidas mais uma vez.  No Instagram, fiz um resumo sobre o que as regras de Covid em cada estado e o que muda.

Aliás, falando em Instagram, vocês viram que agora a conta @amandanaaustria está com selo de verificação? Isso significa que o Instagram viu relevância na conta, que confirmou o trabalho da jornalista Amanda Previdelli e que o perfil é meu, mesmo. É uma maneira de combater fakes (e fake news). Fiquei super feliz com esse reconhecimento e na newsletter de ontem expliquei melhor o que significa o selo.

Na Áustria, falamos sobre a confusão que está rolando em relação às novas regras de Covid, entre outras informações importantes para o dia. O país também está sofrendo com alta nos custos de energia (em casa e nos postos de gasolina) e recentemente divulgou um pacote de alívio de dois bilhões de euros (The Local/EN). Para quem se interessa por política na Áustria, fiz ontem um post explicando melhor sobre o partido MFG, conhecido como "partido antivax da Áustria".

E, finalmente, quero agradecer todo mundo que contribui com o site. Existem várias maneiras de apoiar o trabalho, inclusive divulgando os posts nas suas redes sociais. Quem puder, uma das formas de apoio é se tornar um assinante fixo aqui do site. A ideia é que eventualmente eu possa reduzir minhas horas de trabalho em outros canais e dedique um tempo exclusivamente para produção de conteúdo nesse site e no instagram.

É isso! Muito obrigada por acompanhar e, qualquer dúvida ou feedback, só responder esse email ou mandar um inbox lá no Instagram.


Uma boa quarta-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Alemanha


Energia durante o inverno

As autoridades alemãs e as empresas de energia estão se preparando para um potencial racionamento de energia no próximo inverno, caso Vladimir Putin desligue os gasodutos que fornecem mais da metade do gás natural consumido pela maior economia da Europa, segundo reportagem do Financial Times (EN/paywall).

O racionamento vai primeiro afetar empresas e indústrias - os últimos a sentirem seus efeitos em casa serão os domicílios e seus residentes. Por isso, grandes grupos industriais agora estão correndo para comprovar seu status de "essenciais" para ficarem no fim da lista quando for a hora de decidir os primeiros a ter de cortar o consumo de energia.

As discussões agora são para "se preparar para um caso que nós esperamos que nunca aconteça", segundo as autoridades.

Pandemia

Zahlen. Ontem, o Robert Koch Institut registrou 222.080 novos casos de Covid em 24 horas. Até agora, 127.193 pessoas morreram com o vírus, 264 no último dia. E 2.347 estão em unidades de tratamento intensivo, 75 a mais do que ontem. A Alemanha vacinou totalmente 75,8% da sua população e, com a terceira dose, 58,3% da população.

Einreiseverordnung. As regras de entrada para Alemanha continuam as mesmas e foram prolongadas até 28 de abril pelo menos. Isso significa que turistas de fora da União Europeia vacinados com Coronavac não podem entrar no país. Leia mais sobre regras de entrada para Alemanha no site.

Leia também:

Regras de entrada para a Alemanha saindo do Brasil, Áustria ou Portugal hoje
Confira as regras de entrada para Alemanha. Brasil é um país não-UE e não listado. Portugal e Áustria são UE e não listados.(info atualizada em 22/03)

E mais:

  • A Alemanha cumpriu mandados de busca contra 100 suspeitos por discurso de ódio político: A polícia alemã questionou mais de 100 suspeitos na terça-feira por discurso de ódio dirigido a políticos nas mídias sociais durante a campanha eleitoral do ano passado, disseram as autoridades.
  • O CEO da Tesla, Elon Musk, fez uma dancinha durante a inauguração de sua fábrica de carros elétricos "gigafactory" perto de Berlim na terça-feira, depois de dois anos de burocracia e atrasos. Os modelos serão os primeiros veículos Model Y fabricados na Europa.
  • As pensões na Alemanha devem aumentar mais do que o inicialmente esperado, com alta de 5,35% nos estados do oeste e 6,12% nos estados da antiga Alemanha Oriental, segundo afirmou o Ministério do Trabalho.

Áustria


Confusão sobre as novas regras

Verordnung. O novo regulamento para combate à pandemia deveria ter sido apresentado ontem à noite para entrar em vigor nesta quarta. Não foi o caso e agora as regras que trazem de volta o uso obrigatório de máscaras só devem valer a partir de quinta-feira.

Há algumas questões abertas sobre o novo regulamento, e a imprensa austríaca (DE) informa que um rascunho determina que estabelecimentos poderão decidir entre uso de máscara obrigatória ou comprovante 3G (vacinado, recuperado, testado). Para transporte público, locais públicos fechados e locais de trabalho, em geral, a máscara continua obrigatória.

Leia também:

Áustria regras de entrada para Covid simplificadas
Confira as novas regras de entrada para a Áustria: vacinados, recuperados e testes. Como comprovar meu status? E mais informações

Zahlen. A Áustria registrou ontem 34.340 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, 15.487 pessoas morreram com o vírus, 55 delas em 24h. Havia 225 pessoas em unidades de tratamento intensivo (8 a mais do que um dia antes). A Áustria vacinou totalmente 69,3% da sua população total

E mais:

  • A partir de 2023, a pessoa (ou instituição) que contratar um corretor imobiliário deve pagar pelos serviços. Isso significa que a chamada Provision (um valor de cerca de dois aluguéis) vai deixar de ser necessariamente pago por quem aluga, mas poderá ser pago pelo dono do imóvel caso ele contrate os serviços do corretor. (DE, linguagem simples).
  • Jovem fazendo serviço militar ou civil obrigatório poderão usar o KlimaTicket e viajar de graça em todo transporte público na Áustria a partir de 1 de abril.

Guerra na Ucrânia

  • Bombardeios sem fim destroem a cidade sitiada de Mariupol depois que a Ucrânia recusou ceder o território. O governo ucraniano pede um cessar fogo para evacuar 100 mil civis que seguem na cidade sem comida, água, ou medicamentos.
  • Autoridades ocidentais dizem que as forças russas estão enfrentando uma séria escassez de alimentos e combustível e que alguns soldados estão congelando no frio ucraniano.
  • Mais de 3,5 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia desde o começo do conflito.
  • Um porta-voz do Kremlin diz que Putin poderia usar armas nucleares se a Rússia enfrentasse "uma ameaça existencial". O Pentágono disse que as falas são "perigosas", mas que os EUA não viram necessidade de mudar sua postura de defesa.

Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: