Guten Morgen! Dienstag, 8 Februar
Encontros e conversas sobre a Ucrânia dominam as manchetes alemãs. Na Áustria, dois (novos, mas antigos) escândalos esquentam o país.
O dia começa com repercussão da visita do chanceler alemão Olaf Scholz (SPD) nos Estados Unidos - e a insistência dele em se recusar a falar exatamente quais sanções a Rússia pode esperar caso invada a Ucrânia. Todo mundo sabe que o projeto (quase finalizado) do gasoduto Nord Stream, que leva gás natural da Rússia para a Alemanha, vai ser um dos primeiros e principais alvos de sanções, mas o chanceler parece se recusar a tocar diretamente no assunto.
A situação ficou constrangedora, com Biden falando explicitamente que o gasoduto será bloqueado em caso de invasão russa - e Scholz sem nem citar o projeto. As falas:
Biden: "We will bring an end to it"
vs.
Scholz: "We will act together".
Na Áustria, mais chats vazados e mais suspeitas de corrupção ligadas ao partido ÖVP. Os procuradores da WKStA querem começar investigação contra um dos líderes do partido por suspeitas de corrupção. August Wöginger teria abusado de seu cargo para preencher uma vaga administrativa na Alta Áustria de maneira "politicamente motivada".
A partir de março, essa newsletter diária poderá ser enviada para a sua caixa de emails. Assine abaixo:
Alemanha
Mais relaxamentos promovidos pelos estados
Lockerungen: os estados continuam com relaxamentos das medidas contra coronavírus, conforme reportou o ZDFheute. Em Bayern, não há mais horário de encerramento (Sperrstunde) na gastronomia e eventos de esporte e cultura poderão ter mais espectadores. As regras para visitas a salões de beleza e outros prestadores de serviços "próximos ao corpo" (körpernahe Dienstleister) também estão sendo relaxadas.
Impfpflicht: a CDU quer voltar a debater a obrigatoriedade de vacinas de Covid para profissionais da saúde, que deve entrar em vigor em 15 de março na Alemanha. O novo líder do partido, Friedrich Merz, e o líder do partido-irmão CSU, Markus Söder, afirmam que uma obrigatoriedade pode afastar profissionais da área em um momento em que já há fuga de cérebros.
Impfung: em teoria, a partir de hoje as vacinas contra Covid estariam disponíveis em milhares de farmácias pela Alemanha. Entretanto, segundo reporta o jornal Tagesspiegel (DE), apenas cerca de 500 das 18.500 Apotheken na campanha estariam preparadas para oferecer a vacinação.
Uma visita aos Estados Unidos
Antrittsbesuch: o chanceler alemão Olaf Scholz (SPD) foi aos Estados Unidos se encontrar com o presidente Joe Biden em Washington. A visita foi dominada por assuntos relacionados à crise na fronteira entre Ucrânia e Rússia, e Scholz teve que mostrar que, apesar do sumiço, ainda é um parceiro forte e confiável. Em discurso, Biden reforçou a importância da Alemanha como parceiro na Europa. No Velho Continente, em visita à Ucrânia, a ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock (Grüne) disse que a Rússia pode esperar sanções "sem precedentes" se atacar os ucranianos.
Heute: de Washington direto a Berlim. Olaf Scholz volta para a Alemanha e recebe na capital o presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Polônia, Andrzej Duda, também para falar sobre a situação atual. Na próxima semana, o chanceler alemão parte para Ucrânia e Rússia para mais conversas diplomáticas, segundo o FAZ (DE).
Previsão do tempo
Wetter: a terça-feira está densamente nublada com um pouco de chuva, especialmente no norte. No sudoeste será mais ensolarado com as temperaturas mais altas entre 4 e 12 graus. O vento sopra tempestuoso ao redor do sudoeste, especialmente nas costas, segundo a ZDF.
Áustria
Um escândalo na Áustria
Korruptionsaffäre: os investigadores da WKStA, o órgão que se especializa em casos de corrupção na Áustria, estão de olho agora em outra liderança do partido ÖVP: August Wöginger. O político é suspeito de abuso de poder e corrupção por supostamente atuar para preencher uma vaga na secretaria de Finanças da Alta Áustria com motivações políticas, segundo os procuradores (DE).
Como legislador, Wöginger teria atuado secretamente com o chefe de gabinete do Ministério das Finanças à época, Thomas Schmid, para barrar a candidatura de outras pessoas ao cargo. As suspeitas vieram à tona (adivinha?) por causa de mais chats e conversas. Nelas, Schmid avisa que conseguiu a nomeação ("wir haben es geschafft :-))) e Wöginger agradece ("echt super!! Bin total happy"). Wöginger nega que tenha influenciado a escolha para o cargo na Alta Áustria e disse que "nunca influenciou a comissão independente que decidiu sobre o cargo".
Um escândalo em Viena
Wiener Skandal: foi divulgado ontem o custo total para construção do hospital Clínica Floridsdorf (ou KH Nord). A obra custou aos cofres públicos cerca de 1,26 bilhão de euros. O projeto, que foi anunciado pelo partido SPÖ em 2005, causou polêmica por problemas no financiamento e vários atrasos na construção. Ele começou menor, com 450 leitos e um custo de 200 a 300 milhões de euros. Depois, a estimativa era que um hospital com 785 leitos seria construído - primeiro a 825 milhões de euros e depois por 1,1 bilhão, segundo explica o Kurier (DE).
Previsão do tempo
Wetter: tempo nublado mais no norte, mas pode cair chuva no leste. O sul do país pode ver mais sol. Temperaturas máximas no dia ficam entre 4 e 11 graus, segundo o Wetter.at.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: