Guten Morgen! Donnerstag, 28 April
Situação da pandemia, custo de vida, "Parkinson" do Putin e tudo que você precisa saber para começar o dia.
Bom dia!
Um pouquinho em off, mas vocês viram os boatos de que o Putin estaria com Parkinson? Eles têm base em um vídeo de 12 minutos que mostra o presidente da Rússia em uma reunião segurando firmemente o canto da mesa, mexendo o pé de maneira nervosa e em geral com uma cara não muito saudável:
Na verdade, há boatos de que o Putin teria essa e outras doenças já há algum tempo, mas esse vídeo viralizou nas redes sociais e um monte de gente já saiu usando como prova.
Se posso compartilhar minha opinião, concordo que o Putin está com uma cara péssima, mas não saberia distinguir se é sintoma de Parkinson ou de dor de barriga. Aliás, ninguém saberia distinguir sem uma análise médica (e o treinamento médico pra isso, claro). Por isso, sempre acho ridículo quando começam a analisar vídeos e aparições públicas desse jeito.
A DW fez uma matéria sensacional (EN) sobre isso e eles pegaram bem o ponto da questão:
"A alegação também foi relatada por vários tablóides do Reino Unido. As histórias apresentaram comentários de um professor de comunicação estratégica, um casal de analistas políticos e um professor de linguagem corporal. Mas nada de médicos."
E claro que não tem médicos. Isso porque eles, as únicas pessoas capazes de fazer um diagnóstico médico, sabem bem que não dá para diagnosticar sem examinar. "Media and online speculation is unhelpful", disse um dos especialistas entrevistados.
Enfim.
Hoje a newsletter traz informações sobre a pandemia e questões de política interna nos dois países. O giro pela vizinhança é na Suíça, com infos de Covid e um possível novo referendo bem polêmico.
Ah, e se você ainda não leu: aqui expliquei melhor sobre como conseguir um voucher de até 200 euros para consertar equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos na Áustria. E nesse post aqui falei sobre como vai funcionar o bilhete de transporte público a 9 euros na Alemanha.
Bom final de semana e até segunda! :)
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)