Guten Morgen! Mittwoch, 04 Mai

Bom dia!

O dia começa já com o anúncio da União Europeia de um novo pacote de sanções contra a Rússia. Pode esperar que vamos ter muitas notícias sobre esse tema e a repercussão econômica das medidas em países como Alemanha e Áustria.

A presidente da comissão europeia, Ursula von der Leyen, detalhou o sexto pacote de sanções que deve ser colocado em voga nos próximos dias. Entre elas, militares russos que cometeram crimes em Bucha e Mariupol entram em lista de sancionados; o maior banco da Rússia, Sberbank, vai ser desconectado do sistema bancário SWIFT, três emissoras do país vão ser banidas da União Europeia (corte do acesso a cabo, satélite e internet) por "ampliar as mentiras de Putin".

Além disso, a União Europeia vai pôr um fim à sua dependência do petróleo russo: "não vai ser fácil, mas temos que fazer isso", von der Leyen disse. Em etapas, todo óleo vindo da Rússia será retirado das produções europeias até o fim de 2022.

Amanda Previdelli (@amandanaaustria)

Essa newsletter é enviada de segunda a quinta-feira. Assine abaixo:


Alemanha

Risco de ciberataques aumenta, alta de preços, greve nos jardins de infância.

  • Risco de ciberataques aumenta. O regulador financeiro da Alemanha, BaFin, alertou na terça-feira sobre o risco "muito grande" de ataques cibernéticos contra o setor financeiro, uma ameaça que, segundo ele, havia se tornado "mais provável" desde a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
  • Alta de preços. A alta no custo de matéria prima vai começar a ser sentida também pelos fãs de cerveja, e o produto deve ficar até 30% mais caro em breve na Alemanha. (DE)
  • Greve nos jardins de infância. O sindicato "ver.di" está planejando greves em creches e empresas escolares durante todo o dia em grande parte da Alemanha hoje. As paralisações de trabalho estão planejadas em creches na Nordrhein-Westfalen, Niedersachsen, Baden-Württemberg, Bayern, dem Saarland, in Rheinland-Pfalz e Hamburg, entre outros. Os profissionais pedem melhores salários. (DE)

Áustria

Liberdade de imprensa, transparência em informação, julgamento da ÖVP e sobrou para a SPÖ também

  • Liberdade de imprensa. Lembra que falamos ontem sobre a questão da liberdade de imprensa? A ORF está com um texto em linguagem simples sobre o tema. (DE)
  • Transparência em informação. O Der Standard está com uma longa matéria sobre como os partidos políticos na Áustria, especialmente a ÖVP (o partido do governo), resistem a projetos que promovem mais transparência em informação. (DE)
  • Julgamento da ÖVP. O judiciário continua tendo o foco do comitê ÖVP-U esta semana. No início de hoje, a vice-presidente da Suprema Corte (OGH), Eva Marek, está sendo questionada. A oposição está particularmente interessada em sua nomeação como chefe do Ministério Público Supremo (OStA) de Viena em 2014 - que poderia ser mais um caso de a ÖVP influenciando politicamente na escolha de cargos. (DE)
  • Sobrou para a SPÖ também. De acordo com uma decisão do Senado de Transparência do Partido Independente (UPTS), o SPÖ violou um limite de doações eleitorais e agora vai ter que pagar quase 92 mil euros de multa.

Giro pela Vizinhança

Suíça, Dinamarca, Eslováquia e Hungria

  • Suíça. Na terça-feira, começou a coleta de assinaturas para a iniciativa popular que busca limitar o uso de fogos de artifício. O comitê por trás desta proposta inclui organizações como a Liga Suíça Contra o Ruído, a Sociedade Cinológica Suíça ("Cão Suíço"), Pro Natura e outras. (FR)
  • Dinamarca. Hoje as sirenes de emergência vão ser testadas (rotina anual), então não se preocupem com barulhos que possam rolar!
  • A Eslováquia e a Hungria se recusam a apoiar novas sanções direcionadas à indústria de energia da Rússia que a União Europeia está montando. Um embargo gradual ao petróleo russo foi confirmado hoje pelo bloco.

Guerra na Ucrânia

dia 70

  • O Papa Francisco disse em uma entrevista publicada na terça-feira que pediu uma reunião em Moscou com o presidente russo Vladimir Putin para tentar pôr um fim à guerra na Ucrânia, mas não recebeu uma resposta.
  • Os países da União Europeia deixarão de importar petróleo russo e produtos refinados, disse o chefe da Comissão Europeia executiva do bloco na quarta-feira ao propor uma sexta rodada de sanções contra Moscou por travar uma guerra contra a Ucrânia.
  • As forças armadas da Bielorrússia começaram exercícios em larga escala na quarta-feira para testar sua prontidão para o combate, disse o Ministério da Defesa do vizinho da Ucrânia.
  • O chanceler alemão Olaf Scholz disse na terça-feira que ninguém poderia assumir que a Rússia não atacaria outros países, dada a violação do direito internacional na Ucrânia e que a Alemanha apoiaria a Finlândia e a Suécia se decidissem se juntar à OTAN.

Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: