Guten Morgen! Mittwoch, 11 Mai
Bom dia!
Áustria e Alemanha com algumas manchetes importantes nesta quarta-feira - inclusive o fato de que teremos temperaturas mais de verão já nas próximas horas (!).
Leia mais sobre isso, operações policiais na Alemanha, Áustria fora da Eurovision e mais informações na newsletter de hoje.
Obrigada por assinar e um obrigada ainda maior para quem pode apoiar o trabalho com uma contribuição financeira. Você pode se tornar um assinante pago clicando aqui. Se não der para contribuir como assinante, há várias outras formas de apoiar o trabalho.
E fique à vontade para mandar emails e mensagens lá no Instagram com feedback, pedidos de pautas e perguntas. Estou na Bósnia nos próximos dias, mas entro sempre que possível nas redes sociais e emails. :)
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)
Alemanha
Questões energéticas, operações policiais terminam em morte, crimes com motivação política.
- Questões energéticas. A Alemanha está se afastando de um plano para estabelecer uma reserva estratégica nacional de carvão, fontes do governo e da indústria disseram à Reuters (EN) na terça-feira, enquanto Berlim revê seus projetos de contingência energética meses depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.
- E também: A Alemanha está no processo de reduzir sua dependência da energia russa "a zero - para sempre", disse a Ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock na terça-feira durante sua visita a Kyiv.
- Operações policiais terminam em morte. A morte de outra pessoa durante uma operação policial na cidade de Mannheim, no sudoeste da Alemanha, lançou os holofotes sobre os policiais de lá pela segunda vez em uma semana. O jovem de 31 anos morreu após ter sido baleado na perna pela polícia. Os policiais foram chamados ao local depois que o homem ameaçou se matar durante uma discussão com sua mãe.
- Crimes com motivação política. A Alemanha registrou no ano passado o recorde de 55.048 crimes com motivação política, informou nesta terça-feira (10) o Departamento Federal de Investigações (BKA, na sigla em alemão). O número representa 23% a mais do que em 2020 e é o maior em 20 anos, desde que esse tipo de dado passou a ser registrado, em 2001. Além disso, também foi a primeira vez que a marca de 50 mil foi ultrapassada. (PT)
Áustria
Novos ministros, Eurovision Song Contest, prepara para o calor
- Novos ministros. Hoje dois novos ministros serão formalmente nomeados, a 13a e 14a mudança em uma equipe de 17 pessoas. Por causa de tanta demissão e renúncia, a oposição pede por novas eleições. (DE)
- Eurovision Song Contest. A Áustria não conseguiu avançar nas semifinais do concurso Eurovision e está de fora da noite deste sábado, quando o grande vencedor será escolhido por voto popular. Os favoritos para vencer o ESC 2022 são os ucranianos.
- Prepara para o calor. Hoje o país verá sol na maior parte do dia e poucas chances de chuvas. A temperatura máxima fica de 24 a 30 graus.
Giro pela Vizinhança
Suíça e doações.
- Suíça e doações. A Suíça anunciou que contribuirá com mais CHF 60 milhões (US$ 60,5 milhões) em ajuda humanitária para a Síria e seus países vizinhos no Oriente Médio.
Guerra na Ucrânia
Mariupol, a questão nuclear, mortos e desalojados, uma longa guerra, treinamento na Alemanha
- Mariupol. No porto sul de Mariupol, as forças russas continuam seu ataque à usina siderúrgica Azovstal, onde os últimos defensores da cidade estão escondidos. Um assessor do prefeito disse que pelo menos 100 civis ainda estavam presos lá.
- A questão nuclear. Perguntado se a Rússia descartaria um ataque nuclear tático preventivo contra a Ucrânia, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que a opção estava claramente estabelecida em sua doutrina militar, informou a RIA.
- Mortos e desalojados. Milhares de civis foram mortos na Ucrânia além do número oficial de 3.381, disse o chefe da missão de monitoramento dos direitos humanos das Nações Unidas, e mais de 8 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Ucrânia desde o início da invasão.
- Uma longa guerra. Funcionários da inteligência dos EUA alertaram que a Rússia estava se preparando para uma longa guerra - e uma vitória na região do leste de Donbas não necessariamente significa o fim dos combates.
- Treinamento na Alemanha. Soldados ucranianos chegaram à Alemanha para treinamento no sistema de artilharia Panzerhaubitze 2000, fontes do governo em Berlim disseram à dpa na terça-feira.
Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: