Guten Morgen! Mittwoch, 13 April: leis na Alemanha e polêmica na Áustria
Bom dia!
Meio da semana e mais um dia de sol e muitas notícias aqui na Áustria e na Alemanha. Hoje, vamos falar sobre questões da Guerra na Ucrânia, sim, mas algumas outras notícias importantes nos dois países (como o ticket de 9 euros para transporte público na Alemanha e meu mais novo escândalo político favorito na Áustria).
Essa newsletter é enviada de segunda à quinta para sua caixa de emails com as últimas informações e notícias da Áustria e da Alemanha. Por conta da relação de proximidade, a gente também está falando bastante sobre a Guerra na Ucrânia, que já causou mudanças históricas nos dois países e colocou muito debate de volta às pautas por aqui.
A newsletter faz parte de um projeto maior, que inclui o site e o instagram.
Aqui no site, existe a opção de se tornar um contribuidor fixo desse projeto (e, assim, ter acesso à newsletter às terças e quintas). Esse apoio me ajuda demais a conseguir manter essa produção de conteúdo e, eventualmente, vai me permitir também dedicar um tempo exclusivo para trazer informações e notícias em português para a população imigrante na Áustria e Alemanha.
Existem várias maneiras de ajudar, não só financeiras, então agradeço sempre cada mensagem de apoio, dica de pauta, compartilhamento de posts e likes :)
Danke!
Uma boa quarta-feira pra gente e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)
Alemanha
- Os trabalhadores na Alemanha poderão utilizar os serviços de ônibus, bonde, U-Bahn e trem por apenas 9 euros por mês a partir de 1º de junho. O cartão de viagem mensal com desconto foi incluído no pacote de ajuda financeira do governo de coalizão, que foi anunciado em março e visa aliviar a alta na inflação. O ticket com desconto vai ser válido por três meses.
- Uma nova pesquisa mostrou que mais de um quarto das pessoas que vivem atualmente na Alemanha ou são nascidas no exterior ou têm pai ou mãe imigrante. Os últimos números, publicados pela agência de estatísticas Destatis da Alemanha na terça-feira, mostram que "pessoas com origem migrante" constituem 27,2% da população da Alemanha.
- Uma mulher alemã que supostamente abusou de um escravo Yazidi enquanto estava em território estatal islâmico na Síria foi acusada de crimes contra a humanidade e outros delitos, disseram os promotores federais na terça-feira. (EN).
- O Ministério da Saúde da Alemanha disse na segunda-feira que o país pode ter que descartar 3 milhões de doses de vacina COVID-19 vencidas até o final de junho. O porta-voz do Ministério Hanno Kautz disse aos repórteres em Berlim que "não foram destruídas muitas doses" até agora, embora ele não pudesse dar um número exato.
- Na Alemanha, 176.303 novas infecções de corona foram registradas hoje. A incidência de sete dias é de 1044,7 (dia anterior 1087,2, semana anterior 1322,2). Foram registradas 361 outras mortes relacionadas à Corona. A taxa de hospitalização na terça-feira foi de 6,36.
- O FC Bayern München foi eliminado da Liga dos Campeões. Os bávaros não conseguiram passar de um empate em 1-1 contra o Villarreal nas quartas-de-final da segunda etapa. Os espanhóis tinham vencido a primeira etapa.
- Hoje, o governo federal quer aprovar o aumento da pensão previsto para 1 de julho. Está previsto que as pensões no oeste da Alemanha vão aumentar em 5,35% e no leste em 6,12%. O ajuste é baseado na evolução dos salários líquidos. (DE)
Áustria
- Após o final das férias da Páscoa, os testes para a prova internacional PISA 2022 começarão em cerca de 350 escolas na Áustria (DE). Um total de cerca de 9.500 alunos de 15 e 16 anos vão responder perguntas nas categorias de matemática, leitura, ciências e - pela primeira vez - finanças.
- Após a descoberta da salmonela nos produtos de chocolate da Ferrero, também é provável que haja casos na Áustria. A Agência para Saúde e Segurança Alimentar (AGES) anunciou que, segundo uma análise realizada entre janeiro e março, seis pessoas, cinco delas crianças de três a seis anos, foram muito provavelmente infectadas com a mesma cepa de salmonela.
- O Painel Nacional de Imunização não fez uma recomendação geral para mais uma vacinação de reforço (a quarta dose). Entretanto, um segundo booster é recomendado para grupos de alto risco (DE).
- A Justiça austríaca está investigando duas pessoas sobre o "caso Cobra" - seguranças da polícia especial da Áustria, Cobra, que eram da equipe de proteção do chanceler Karl Nehammer e de sua família teriam se embriagado com a família Nehammer e, depois, se envolvido em acidentes de trânsito.
Guerra na Ucrânia
- A Rússia está reforçando as suas forças para um novo ataque à região oriental de Donbass na Ucrânia, preparando o terreno para uma guerra longa, segundo analistas.
- O prefeito da cidade de Mariupol disse que a última estimativa era de que cerca de 21.000 moradores civis haviam sido mortos na cidade.
- Uma visita planejada do presidente alemão Frank-Walter Steinmeier à Kyiv não foi bem recebida pela Ucrânia, Steinmeier disse na terça-feira, após relatos que o presidente Volodymyr Zelensky criticou o posicionamento histórico Steinmeier, que defendeu a aproximação da Alemanha e outros países ocidentais da Rússia. Steinmeier havia planejado visitar Kyiv com o líder polonês Andrzej Duda e os presidentes da Estônia, Lituânia e Letônia "para enviar um forte sinal de solidariedade europeia com a Ucrânia", disse ele aos jornalistas durante uma visita a Varsóvia. "Eu estava pronto para isso. Mas aparentemente - e tenho que admitir - isso não foi o desejado em Kyiv", disse o presidente alemão, sem dar mais detalhes.
- Após sua visita à Ucrânia, três parlamentares alemães da coalizão do governo exigiram da Alemanha e da UE mais medidas contra a Rússia. "A UE deveria impor um embargo de petróleo à Rússia o mais rápido possível", disse o presidente do Comitê de Relações Exteriores, Michael Roth. (DE)
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: