Guten Morgen! Mittwoch, 27 April: armas para a Ucrânia e mais infos
Alemanha envia armas para Ucrânia, mudanças na permissão de residência na Áustria e tudo que você precisa saber para começar o dia.
Bom dia!
Podem ficar ligados porque hoje todos os analistas de política vão falar de um momento histórico: a decisão da Alemanha de enviar até 50 veículos de guerra que podem ser usados para derrubar objetos no ar, mas também atiram em alvos no solo.
Essas são consideradas armas pesadas e a Alemanha vinha dando uma série de desculpas para evitar esse envio para a Ucrânia. O país tinha uma política de não mandar armamento para zonas de guerra e, embora já tenha mandado alguma ajuda para a Ucrânia, esse armamento pesado pode ser visto como uma "escalada" do conflito por parte de membros da aliança militar OTAN.
A resposta da Rússia foi imediata. O Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse que a OTAN está em uma guerra contra a Rússia por meio de um "proxy" (algo como um "substituto" ou "procurador") e voltou a lançar ameaças nucleares - por enquanto, nenhum país está em alerta relação a isso e não há motivo para pânico.
Hoje também falamos sobre questões de política interna na Alemanha, inclusive o projeto para o ticket de transporte a 9 euros.
Na Áustria, conversas sobre importação de gás, o reparaturbonus e possíveis mudanças na permissão de residência conhecida como RWR.
Boa quarta-feira :)
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)
Alemanha
Armas para a Ucrânia, perguntas para Baerbock, 9-euro-ticket e projeções econômicas.
- A Alemanha decidiu, depois de semanas de hesitação, enviar armas pesadas (tanques de guerra com capacidade de tiro) para a Ucrânia. Hoje e amanhã o debate sobre o tema será intenso no país.
- Hoje a Ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, vai estar no parlamento respondendo perguntas dos políticos - o principal tema, sem dúvida, será a guerra na Ucrânia.
- O governo quer aprovar o projeto de lei para o ticket de 9 euros hoje. A partir de junho, os cidadãos devem poder usar ônibus e trem por nove euros cada por três meses - mas muitos pontos ainda não estão claros, especialmente em relação ao financiamento. Falamos sobre o projeto no instagram.
- O Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, vai apresentar projeções econômicas para o governo federal, com expectativa de que o produto interno bruto cresça 2,2%, segundo a imprensa alemã. Em janeiro, o governo federal ainda esperava um crescimento de 3,6%.
Áustria
Reformas para o RWR, gás russo, bônus de reparo, impostos para "segundas residências" na Estíria
- O governo está trabalhando em uma reforma para permitir que trabalhadores sazonais tenham acesso à permissão de residência conhecida como Rot-Weiss-Rot (RWR). Com o RWR, esses trabalhadores poderiam ter residência de longo prazo e uma permissão para acessar o mercado de trabalho. A ideia é facilitar a entrada de trabalhadores em profissões onde há alta demanda. (DE)
- Um estudo da agência de energia austríaca afirmou que o país poderá abrir mão das importações de gás russo a partir de 2027. Entretanto, para isso a Áustria vai precisar aumentar importações de outros locais, e também aumentar drasticamente a produção de biogás e hidrogênio verde. (DE)
- Ontem, falamos sobre o bônus de reparo que a Áustria oferece para seus residentes como uma forma de incentivar práticas mais sustentáveis. A ORF está com um texto em linguagem simples sobre o tema, bom para quem quer treinar alemão. (DE)
- O parlamento estadual da Estíria aprovou uma taxa controversa sobre segundas residências e casas vazias com os votos do ÖVP, SPÖ e Verdes. A nova lei significa que qualquer pessoa com uma segunda casa ou uma propriedade vazia no estado terá que pagar até dez euros por metro quadrado por ano no futuro.
Giro pela Vizinhança
Polônia e Suíça
- A Rússia parou o envio de gás por um breve período nesta quarta-feira para a Polônia, segundo informações das empresas operadoras de transmissão. O medo é que o Kremlin use essa forma de energia como chantagem para pressionar os aliados da Ucrânia. A rede de operadores de transporte de gás da União Europeia disse que o fornecimento de gás para a Polônia foi cortado brevemente, mas depois restaurado, e voltou a subir depois de cair para zero.
- Suíça: Como indicam os números semanais divulgados na terça-feira pelo Escritório Federal de Saúde Pública (FOPH), o número de infecções por coronavírus continua a cair. Entre 19 de abril e terça-feira, 22.730 novos casos foram registrados, abaixo dos 28.244 da semana anterior. As hospitalizações também diminuíram durante o mesmo período de referência, com 69 pacientes com Covid em UTIs atualmente, contra 81 na semana passada.
Guerra na Ucrânia
dia 62
- Uma série de explosões soaram na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira ucraniana, no início da manhã de quarta-feira, quando as autoridades extinguiram um incêndio em um depósito de munição.
- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que a Rússia está tentando desestabilizar a situação na região da Transnístria, enquanto as forças armadas ucranianas estão prontas para uma possível escalada das tropas russas no território temporariamente ocupado da República da Moldávia.
- Vadym Boychenko, prefeito da cidade sitiada de Mariupol, disse que uma nova vala comum havia sido identificada a 10 quilômetros ao norte da cidade. Mariupol está sitiada há dois meses, com 100.000 civis permanecendo presos na cidade. As forças ucranianas restantes na cidade estão resistindo abrigadas em uma fábrica de aço. Autoridades ucranianas vêm tentando há semanas garantir a evacuação segura de civis.
- Enquanto isso, Suécia e Finlândia estão trabalhando para enviar seus pedidos de entrada na OTAN.
Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: