Guten Morgen! Mittwoch, 9 Februar
A situação na fronteira Ucrânia-Rússia continua tensa, e as potências europeias colocam seus posicionamentos. Enquanto isso, a pandemia segue apesar de relaxamentos.
De volta à Alemanha, o chanceler Olaf Scholz (SPD) recebeu os líderes da França e da Polônia em conversas sobre a crise na fronteira entre Ucrânia e Rússia. Ainda tentando buscar seu protagonismo - afinal, ele é chanceler da maior economia europeia -, Scholz não fala sobre sanções explícitas contra a Rússia.
Para tentar entender um pouco essa posição complexa, não dá para deixar de falar sobre os laços políticos, históricos e econômicos entre Rússia e Alemanha. Nada que justifique muito a situação, porém, mas a gente pode começar a compreender. Por exemplo, muito se fala sobre a "dívida histórica" que os alemães sentem em relação aos russos, que sofreram um número altíssimo de mortes em combate aos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Mas os ucranianos também batalharam, como membros do exército soviéticos, e tiveram perdas humanas devastadoras.
Durante a Guerra Fria, a Alemanha era politicamente dividida, com parte do país sob esfera soviética, a divisão simbolizada pelo Muro de Berlim que foi derrubado apenas em 1989. Até hoje, muitos alemães se lembram dessa influência político-cultural, lembram do russo que aprenderam nas escolas. A ex-chanceler Angela Merkel, por exemplo, cresceu no leste do país sob essa influência.
Por fim, a conexão mais recente, e talvez a mais sombria, seja a econômica. Inúmeros executivos e políticos da Alemanha fazem negócios com empresas russas. O vínculo mais constrangedor, e que já dura décadas, é entre o ex-chanceler Gerhard Schröder e o país liderado por Vladimir Putin. Schröder, ainda membro do mesmo SPD de Scholz, já defendeu a Rússia em mais de uma ocasião e, na semana passada, foi indicado para atuar no conselho administrativo da Gazprom, a empresa estatal de energia da Rússia (EN paywall).
A partir de março, essa newsletter diária poderá ser enviada para a sua caixa de emails. Assine abaixo:
Alemanha
Covid
'Schnelle Lockerungen': O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, disse ontem em coletiva de imprensa que a situação pandêmica ainda não está sob controle. Ele reiterou que é importante ter cuidado e que o país deve alcançar o pico da onda ômicron no meio de fevereiro. Para o ministro, a retirada de medidas restritivas antes do pico da onda pode prolongá-la e criar picos de até 500 mortos por dia no país.
PCR-Test: Na mesma coletiva, Lauterbach disse que a oferta de testes PCR na Alemanha não chegou ao limite. Diferentemente do que era esperado, ele afirmou que quem testar positivo depois de um teste rápido poderá confirmar o diagnóstico com um teste PCR.
Conflito na Ucrânia
'Krieg mitten in Europa': A ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock (Verdes), esteve ontem no leste da Ucrânia, na linha de frente entre as tropas do governo ucraniano e os separatistas apoiados pela Rússia. Um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi cancelado por conflito nas agendas - pelo menos oficialmente. Hoje, ela segue viagem para o Oriente Médio, sua primeira visita à região, passando por Israel, Palestina, Jordânia e Egito, segundo o ZDFheute.
Treffen: em Berlim, os líderes da Alemanha, Olaf Scholz, França, Emmanuel Macron, e Polônia, Andrzej Duda, se encontraram para discutir sobre a situação crítica na fronteira entre Rússia e Ucrânia. O objetivo europeu é evitar uma guerra no continente, segundo reportou o Tagesspiegel (DE).
"Unser gemeinsames Ziel ist es, einen Krieg in Europa zu verhindern".
Pedido de desculpas
Benedikt XVI: O papa emérito Bento 16 falou ontem sobre a "grande culpa" relacionada ao escândalo de abusos que ele teria acobertado quando era arcebispo em Munique. Ele ainda rejeita, porém, a acusação. O religioso divulgou uma longa carta em que fala sobre sua dor e vergonha diante das revelações e pede desculpa às vítimas de abuso sexual.
Um relatório independente comissionado pela Igreja apontou que o papa emérito, hoje com 94 anos, acobertou quatro casos de pedofilia que aconteceram na Alemanha. À época, Joseph Ratzinger não impôs nenhuma restrição aos padres acusados e nem iniciou investigação, segundo o documento.
O membro do clero também não entrou em contato com as vítimas e apenas transferiu um dos acusados, que continuou com sua atuação normal como padre.
Preço da energia em alta
Energiepreise: A partir das 16h, conforme relata o ZDFheute, os ministros da Energia dos estados devem se encontrar virtualmente para discutir sobre a alta nos custos e preços de energia no país. Os líderes também discutem com o ministro federal da Economia, Robert Habeck (Grüne), buscando estratégias para acelerar o desenvolvimento de energias renováveis na Alemanha.
Previsão do tempo
Das Wetter: Boa parte do país, com exceção do sul, deve ter um dia bastante nublado. Chuva no norte e sol nos alpes. As temperaturas ficam entre 7 e 14 graus - quase um gostinho de primavera.
Áustria
Covid
2G an Unis: debates intensos sobre se colocar a regra 2G (apenas vacinados ou recuperados) para acesso a universidades no país é legal. A crítica é que tal medida iria contra o direito fundamental à educação, segundo explica o Kurier (DE paywall).
Corona-Situation: nos dois primeiros anos da pandemia na Áustria, foram 13.365 mortes. Um terço dessas pessoas viviam em casas de repouso, reporta o Der Standard (DE). E, em entrevista à ORF, o governador de Vorarlberg, Markus Wallner (ÖVP), defendeu uma nova avaliação da situação da pandemia. Ele disse que está na hora de termos menos testes e um período de isolamento e quarentena mais curto.
Crime em Graz
Festnahme: No início da semana, o corpo de uma mulher de 41 anos foi encontrado em um apartamento incendiado, no Bezirk de Lend, em Graz. A polícia suspeita que ela foi assassinada, e um suspeito foi preso, segundo a ORF (DE).
Tristes notícias
Traurige Meldung: ontem, faleceu um grande ídolo dos austríacos, o escritor Gerhard Roth, aos 79 anos. No país, ele é reconhecido principalmente por suas obras Archive des Schweigens e Orkus (DE).
Previsão do tempo
Wetter: sol deve aparecer na maior parte do país, com vento moderado. Ao longo do dia, as temperaturas devem ficar entre 6 e 14 graus.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: