Guten Morgen! Montag, 02 Mai
Energia, novidades para maio e tudo que você precisa saber para começar o dia.
Bom dia!
Começando a semana e o mês por aqui, com informações importantes sobre a Áustria, que tem novo técnico de futebol e importantes referendos abertos, e a Alemanha, onde protestos marcaram o primeiro de maio e o governo quer se livrar da energia russa.
-- quero aproveitar para agradecer todo mundo que se inscreveu como assinante aqui no site. A assinatura (mensal ou anual) é uma maneira de contribuir com o trabalho, que inclui essa newsletter quase-diária e toda a produção que rola no Instagram. Amo fazer isso, mas só deixando de fazer outros trabalhos vou conseguir manter esse serviço e trazer mais conteúdos e matérias, por isso obrigada a quem apoia o trabalho, como conseguir. --
Bom final de semana e boa segunda! :)
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)
Alemanha
Protestos, energia, corrupção, Oktoberfest e Covid.
- Protestos. Quatro pessoas ficaram feridas em confrontos entre extremistas de direita e contra-demonstradores que se dirigiam de e para uma marcha de extrema-direita na cidade de Zwickau, no leste da Alemanha, no domingo, segundo a dpa.
- Energia. A Alemanha disse no domingo que fez progressos em reduzir drasticamente sua dependência da energia russa, uma mudança estratégica que a maior economia da Europa empreendeu desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Os suprimentos russos representam agora 12% das importações de petróleo da Alemanha em comparação com os 35% anteriores, disse o ministério da economia em um comunicado. O carvão da Rússia também foi cortado para 8%, em comparação com 45% das compras da Alemanha anteriormente. (DE)
- Corrupção. O maior banco da Alemanha, Deutsche Bank, foi invadido por suspeita de apresentar relatórios de lavagem de dinheiro muito tarde. A investigação diz respeito a uma transação envolvendo a família do líder sírio Bashar Assad. (EN)
- Prost! O festival anual da Oktoberfest acontece novamente neste outono, disse a cidade de Munique na sexta-feira, após uma pausa de dois anos devido à pandemia do coronavírus.Covid. A situação pandêmica na Alemanha continua melhorando: o RKI relata 4.032 novas infecções em 24 horas - a incidência é agora de 639,5. Pela primeira vez desde setembro, nenhuma morte foi registrada.
Áustria
Futebol, Matura, piscinas e petições abertas.
- Futebol. A Áustria anunciou na sexta o novo técnico da seleção masculina de futebol do país: o alemão Ralf Rangnick, cujo objetivo será levar a equipe para a Euro em 2024 e, depois, uma classificação para a Copa do Mundo em 2026 (a primeira desde 1998). Escrevi mais sobre quem é o novo técnico da Áustria e o histórico recente do time para o The Local, em inglês.
- "Vestibular austríaco". Hoje começam as provas de "saída da escola", a famosa Matura. Mais de 40.000 alunos da AHS e BHS fazem os testes a partir desta semana (em junho, será a parte oral da prova). (DE) Também no The Local, escrevi um pouco sobre o que é esse exame Matura e algumas controvérsias por trás, em inglês.
- Temporada. Falamos disso semana passada, mas como estou animadíssima, vale lembrar: hoje também é a data de reabertura das 17 piscinas de verão externas na capital austríaca. (DE)
- Petições. Essa semana, diversos referendos estarão abertos para a população austríaca - desde questões de corrupção, passando por medidas ambientalistas e polêmicas de vacinas. Com pelo menos 100.000 assinaturas, a petição passa a ter que ser avaliada no parlamento (DE).
Giro pela Vizinhança
Suíça e antivaxxers
- Suíça: Quatro soldados das forças especiais suíças perderam um processo judicial por demissão injusta após terem sido expulsos da unidade militar de elite por recusarem as vacinas Covid-19. Em uma sentença tornada pública na sexta-feira, o Tribunal Administrativo Federal decidiu que o exército tinha razão em insistir em vacinas e que não havia outra forma de garantir que os soldados permanecessem aptos para o serviço.
Guerra na Ucrânia
Dia 68
- Cerca de 100 civis foram evacuados da fábrica arruinada em Mariupol devem chegar em território seguro na Ucrânia hoje, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, depois que a porta-voz americana Nancy Pelosi fez uma visita surpresa a Kyiv.
- O Ministro das Relações Exteriores ucraniano Dmytro Kuleba disse a um jornal alemão que seu país espera de Berlim "decisões corajosas e visionárias". Falando ao Frankfurter Allgemeine Zeitung, Kuleba disse que a resposta da Alemanha à guerra na Ucrânia havia sido hesitante em comparação com a de outras nações européias e que Berlim deveria "assumir o papel principal na Europa, especialmente em questões de política oriental".
- O chanceler alemão Olaf Scholz rechaçou as críticas sobre a entrega de armas à Ucrânia e os planos para os militares alemães. "Eu respeito todas as formas de pacifismo", escreveu Scholz no Twitter. "Mas deve parecer cínico para os cidadãos da Ucrânia quando se diz que você deve se defender contra a agressão de Putin sem armas", acrescentou ele.
- Os ministros de energia dos países da União Europeia terão conversas de emergência na segunda-feira, enquanto o bloco luta por uma resposta unida à exigência de Moscou de que os compradores europeus paguem pelo gás russo em rublos ou enfrentem o corte de seu fornecimento.
Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: