Guten Morgen! Montag, 04 April: pandemia na Alemanha, vovó nazista e mais
O que é importante para começar seu dia hoje.
Bom dia!
Depois de um final de semana frio, os próximos dias vão aos poucos ter temperaturas mais altas (e até um solzinho). Ansiosa.
A Alemanha começa a semana com a maior parte dos estados praticamente sem restrições de coronavírus. A Áustria mantém o uso de máscaras em locais fechados e, em Viena, só os vacinados ou recuperados podem entrar em restaurantes.
Pelas manchetes, muitas notícias sobre a Guerra na Ucrânia e as suspeitas de que os russos estariam cometendo crimes de guerra. O debate, agora, é se alguns países (especialmente Alemanha e Áustria) da União Europeia estariam dispostos e teriam capacidade de aumentar as sanções contra a Rússia - especificamente: impor um embargo ao óleo e gás vendido pelo Kremlin.
E, por aqui, há muito trabalho. Expliquei lá no Instagram que eu faço um freela antes do meu horário oficial de trabalho e isso estava me deixando meio doida ultimamente. Esse será o último mês desse freela, que vai ser substituído por um horário estendido do meu trampo oficial. Vida de freelancer é complicada, mas espero que em maio as coisas fiquem menos corridas.
De novo, agradeço todo mundo que colabora financeiramente com esse trabalho aqui no site e no Instagram. O objetivo sempre foi informar e ajudar a comunidade brasileira (e lusófona, adoro quando falantes da nossa língua de outros países vão no insta me dar um oi!) que mora na Áustria e Alemanha.
Em fevereiro, criei essa possibilidade de assinatura paga aqui no site para tentar alcançar um número suficiente que me permita deixar de fazer alguns freelas e me dedicar por algumas horas exclusivamente a esse trabalho de jornalismo para nós imigrantes. Quem quiser e puder ajudar, só clicar no botão abaixo:
Uma boa semana pra gente e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)
União Europeia
- O primeiro-ministro nacionalista da Hungria, Viktor Orban, conseguiu uma quarta vitória consecutiva nas eleições de domingo, quando os eleitores votaram a favor do seu partido e de um estado conservador.
Alemanha
- A Alemanha retirou grande parte das restrições de Covid no país, notadamente as regras 2G ou 3G para entrada em estabelecimentos. Também não há mais obrigação de uso de máscaras em lojas, museus, escolas, ou restaurantes - a menos que o local especificamente exija. Só que dois estados se declararam como "hotspots", regiões com incidência particularmente alta, e vão manter medidas como obrigação de uso de máscaras e regras 2G e 3G: Hamburgo e Meclemburgo-Pomerânia Ocidental.
- Uma mulher de 93 anos foi condenada a um ano de prisão por negar o Holocausto na Alemanha. Conhecida como "Vovó nazista", Ursula Haverbeck já tem várias passagens pela cadeia e teve de pagar multas por suas falas, que incluem dizer Auschwitz não foi um campo de extermínio, mas sim um "campo de trabalho forçado". Mais de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas por nazistas em Auschwitz, 90% das vítimas eram judeus.
Como falei no Instagram, a Comissão de Vacinação da Alemanha (STIKO) recomendou que pessoas que tomaram duas doses de vacinas não aprovadas na Europa tomem então uma terceira dose de uma vacina mRNA. Esse é o primeiro passo para que pessoas vacinadas com Coronavac e um booster de Pfizer, por exemplo, sejam consideradas totalmente vacinadas no país.
Áustria
- A próxima semana promete se tornar mais parecida com a primavera novamente depois de um clima meio inverno no final de semana.
- Documentos que vieram à tona neste final de semana mostram os laços de proximidade entre a direita europeia, inclusive na Áustria, e os oligarcas russos (DE).
- 456.000 pessoas na Áustria até agora deixaram seus certificados de vacinação expirarem. O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira que 600.000 passes verdes vão expirar nos próximos meses se as pessoas não tomarem dose de reforço ou forem infectadas pelo vírus.
Para o freela no The Local, conversei com representantes das autoridades reguladoras de energia na Áustria para saber mais sobre como vai ficar a situação de fornecimento de energia por aqui - e o que a gente pode fazer para se preparar.
Também lá no The Local, fiz uma lista dos melhores mercados de Páscoa por aqui. Essa matéria está fechada só para membros, infelizmente.
Guerra na Ucrânia
- O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou as forças russas de genocídio, chamando-o de "eliminação de toda a nação e do povo". Isso acontece quando repórteres na cidade de Bucha, nos arredores de Kiev, encontraram dezenas corpos de civis espalhados nas ruas. À medida que as forças de Moscou se retiram de áreas próximas a Kiev, evidências de assassinatos civis estão aumentando e a União Europeia prepara uma nova rodada de sanções.
- O ministro da Defesa da Alemanha disse no domingo que a União Europeia deve discutir a proibição da importação de gás russo depois que autoridades ucranianas e europeias acusaram as forças russas de cometer atrocidades perto de Kiev.
- Zelenksy apareceu em um vídeo gravado na premiação musical Grammy e seu discurso foi pesado e verdadeiro: "O que é mais oposto à música? O silêncio de cidades destruídas e pessoas mortas".
- A guerra da Rússia contra a Ucrânia mudou de tom na semana passada, quando Moscou, sem a força para perseguir ofensivas rápidas em várias frentes, começou a se afastar de Kiev e de outras cidades do norte, e se concentrou por enquanto para tomar partes do leste do país. Isso aponta para uma mudança estratégica, com o Kremlin se preparando para uma guerra longa e destruidora.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: