Guten Morgen! Montag, 21 März

O que é importante para começar seu dia hoje.

Bom dia!

Mais uma semana começando e parece que já temos mil coisas rolando e mil coisas para fazer. Estou um pouco atrasada com o inbox do Instagram, então se você me mandou mensagem por lá nos últimos dias, peço paciência, mas vou responder assim que possível!

As notícias de hoje, como nas últimas semanas, se resumem em: guerra na Ucrânia, a pandemia, e medidas que os governos estão tomando para tentar aliviar a alta nos preços. Para o freela no The Local, fiz uma matéria sobre os motivos que levam à alta do preço dos combustíveis na Áustria (dica: há suspeitas iguais na Alemanha). Você pode ler, em inglês, neste link.

Qualquer feedback ou sugestões de pauta, só responder nesse email, mesmo :)

Agradeço todo mundo que apoia esse projeto. O objetivo é conseguir 50 assinaturas pagas, assim consigo dedicar de uma a duas horas por dia exclusivamente para o conteúdo neste site e no instagram. Para colaborar, só clicar no botão abaixo:

Uma boa segunda-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Alemanha

Ucrânia

Trocando ditaduras. A Alemanha está negociando uma parceria de longo prazo em energia com o Catar para tentar reduzir sua dependência da Rússia no setor.

Transatlântico. O ministro das Finanças da Alemanha, pediu por um retorno das negociações para um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos, especialmente com a crise na Ucrânia.

Música pela paz. Em Berlim, cerca de 10 mil pessoas participaram de um show pela solidariedade com a Ucrânia neste domingo. Também durante o final de semana, a Alemanha decidiu enviar mais dois sistemas de defesa contra mísseis para a Ucrânia.

Corona

Kooperation. O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, mais uma vez defendeu o fim das restrições e pediu aos estados federais que implementassem as novas regras. "Não podemos continuar a cortar e limitar as liberdades de toda a população só porque dez por cento das pessoas com mais de 60 anos não estão prontas para a vacinação", disse o político do SPD na televisão alemã.

E mais:

  • Governo discute alívio para custos de gasolina e energia, com possibilidade de um auxílio de 150 euros para "mobilidade".
  • Manifestações contra e a favor das políticas da pandemia estão marcadas para hoje.

Áustria

Pacote de auxílio

Entlastungspaket. Com a alta nos preços de energia, o governo está agora montando uma estratégia para aliviar o peso para residências e empresas. Um 'pacote de energia' no valor de mais de 2 bilhões de euros foi montado com o objetivo de aliviar custos para trabalhadores e trazer mais alternativas de transporte público - a preços menores. Além disso, haverá redução nos impostos para gás e eletricidade.

Manifestações por salário

Kindergarten-demo. Na segunda-feira, funcionários de jardins de infância públicos sairão às ruas em vários estados da Áustria para se manifestar por mais salário e funcionários. As escolas continuam abertas apesar dos protestos.

Corona

FFP2. Com números em alta, o governo federal autríaco decidiu reintroduzir a obrigação do uso de máscaras FFP2 para todos os lugares fechados. Escrevi um texto cobrindo a coletiva para o The Local (EN).

Exceto nas escolas. Pelo menos até a Páscoa, as regras atuais de covid nas escolas vão continuar as mesmas, com máscaras obrigatórias apenas nosc corredores.

E mais:

  • Cerca de 40.000 pessoas participaram de um show em Viena no sábado em solidariedade à Ucrânia, o dinheiro arrecadado com ingressos, cerca de 810 mil euros, será doado para instituições de caridade ajudando ucranianos.

Guerra na Ucrânia

  • Zelensky pediu por negociações de paz com a Ucrânia e que a Suíça faça mais para sancionar oligarcas russos que estão "ajudando o seu país na guerra".
  • A Ucrânia se recusa a entregar a cidade portuária de Mariupol, e russos 'alertam' que pode ocorrer uma 'catástrofe humanitária'.
  • A União Europeia está debatendo a possibilidade de embargar o petróleo russo.
  • Cerca de 3,5 milhões de refugiados deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa.

Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: