Guten Morgen! Montag, 23 Mai

Varíola, eleições e tudo que você precisa saber para começar o dia.

Guten Morgen! Montag, 23 Mai
Photo by Raychel Sanner / Unsplash

Bom dia!

A semana começa com informações importantes sobre a varíola dos macacos, infecção que já tem casos confirmados tanto na Áustria quanto na Alemanha. Fiz um post completo sobre isso aqui e vou postar mais a respeito hoje no instagram, também.

Na Alemanha, tornados causaram destruição, deixaram mortos e feridos, e surpreenderam até as autoridades. Na Áustria, o presidente Van der Bellen, de 78 anos, confirmou que vai se candidatar para manter o cargo por mais seis anos.

Confira isso e mais informações na newsletter de hoje, enviada para todo mundo que assina o site e postada como story do Instagram, também. Quer ajudar com o trabalho? Há várias maneiras de apoiar o jornalismo para imigrantes na Áustria e Alemanha.

Estou atrasada com as mensagens no instagram, mas essa semana vou aos poucos responder todo mundo - pode mandar seu feedback, sugestão de pauta ou pergunta por lá :)

Uma boa semana!

Amanda Previdelli (@amandanaaustria)

Alemanha

Embargo contra a Rússia; Tiroteio fatal; Tornados; Ticket de 9 euros; Varíola dos macacos.

  • Embargo contra a Rússia. O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, está "desapontado" com o fato de a União Europeia ainda não ter concordado com um embargo de petróleo contra a Rússia e disse que a Alemanha estaria disposta a abrir mão da participação da Hungria para acelerar a proibição proposta.
  • Tiroteio fatal. A polícia de homicídios está investigando um tiroteio de fim de semana em um parque de diversões alemão em Lüdenscheid, próximo a Köln. Depois de repetidas brigas entre um grupo de jovens e um adolescente e seu pai, uma testemunha foi baleada por uma bala perdida.
  • Tornados na Alemanha. Quase 40 pessoas ficaram feridas, várias gravemente, e uma morreu na sexta-feira depois que um tornado atingiu a cidade de Paderborn, no oeste da Alemanha, disse a polícia e o corpo de bombeiros. Mais chuvas e tempestades são esperadas para os próximos dias.

  • Ticket de 9 euros. Depois que o Conselho Federal aprovar na sexta-feira, a venda do 9-euro ticket pode começar. Na maioria das cidades, o ingresso está disponível a partir de hoje - também nas máquinas de venda automática Deutsche Bahn e on-line.
Como vai funcionar o bilhete de transporte de 9 euros na Alemanha?
A Alemanha deve adotar um ticket mensal de 9 euros para transporte público por três meses.
  • Varíola dos macacos. A Alemanha registrou casos de infecção nos últimos dias - e o primeiro caso confirmado foi em um brasileiro. Ele passa bem e já está se recuperando. (PT)


Saiba mais sobre a doença neste post.

Áustria

VdB para presidente e Varíola dos macacos

  • VdB para presidente. O presidente austríaco Alexander Van der Bellen, que já foi líder dos Verdes, anunciou no domingo que está concorrendo à reeleição este ano para um segundo mandato de seis anos, o que provavelmente limitará o número de candidatos, já que ele é um franco favorito.

  • Varíola dos macacos. O primeiro caso de varíola macaco na Áustria foi confirmado, disse a autoridade de saúde de Viena no domingo, depois de relatar o caso como suspeito. "Suspeita de caso de vírus da varíola confirmado", disse a autoridade de saúde no Twitter, acrescentando que o paciente do sexo masculino havia testado positivo para os vírus e, dados seus sintomas, era seguro assumir que era varíola. Ele foi levado para um hospital da cidade no domingo com febre e lesões de pele, disse.


Saiba mais sobre a doença neste post.

Guerra na Ucrânia

Território; Consequências da guerra; Refugiados.

  • Território. A Ucrânia descartou um cessar-fogo ou quaisquer concessões territoriais à Rússia, e o presidente da Polônia disse que qualquer perda de território ucraniano seria um "enorme golpe" para todo o Ocidente.
  • Consequências da guerra. O presidente Volodymyr Zelensky fala no Fórum Econômico Mundial. No fim de semana, o ministro das Finanças do Egito disse que "milhões" poderiam morrer por causa da crise sobre os preços dos alimentos desencadeada pela guerra da Rússia na Ucrânia, ecoando os avisos feitos pela ONU e pelo G7.
  • Refugiados. O número de pessoas deslocadas à força no mundo ultrapassou 100 milhões pela primeira vez, de acordo com a agência de refugiados da ONU, por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia e outros conflitos.

Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: