Guten Morgen! Montag, 28 März: eleições Ucrânia e mais infos

Bom dia!

Hoje tem bastante informação sobre eleições - regionais na Alemanha e nacionais na Áustria. Além disso, falamos sobre questões e repercussões da guerra na Ucrânia e algumas outras notícias importantes para começar a semana.

Ah, se você está se sentindo mais cansado do que o normal nesta segunda-feira, pode culpar o horário de verão. Na noite de sábado para domingo, perdemos uma hora de sono e ganhamos uma hora de luz ao fim da tarde.

A questão do horário de verão é polêmica na Europa, e a União Europeia estava prestes a eliminar essa troca de horários, mas confusões e discordâncias entre os estados-membros acabaram bloqueando a medida e agora estamos em um limbo eterno, como acontece às vezes na UE.

Por enquanto, mantemos e, estamos "a cinco horas do Brasil" aqui na Áustria e Alemanha. Bom para quem gosta de dias longos, ruim para quem acorda e já quer fofocar com os amigos e familiares no Brasil, sem dúvida. Mas um sinal de que os dias quentes e ensolarados estão chegando :)

Espero que a gente tenha uma semana super produtiva. Eu, pelo menos, sei que preciso: estou com mensagens atrasadas lá no Instagram e um monte de post que quero fazer e não ando conseguindo por falta de tempo, mas acho que os dias mais longos vão me ajudar com a questão da produtividade.

Como sempre, muito obrigada por todos que colaboram com o site e tornam esse trabalho possível! Qualquer feedback, sugestão de pauta, dúvida, só mandar no inbox do Instagram (eu às vezes demoro, mas respondo!) ou por email.

Uma boa semana pra gente e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Alemanha

Eleições regionais

Saarland. Os sociais democratas (SPD) conseguiram importante vitória na eleição estadual em Saarland neste domingo, segundo os resultados das eleições mostram (DE). O SPD conseguiu 43,5% dos votos, vencendo os conservadores da CDU que tiveram 28,5%. Os democratas conseguiram 29 dos 51 mandatos, conquistando então uma maioria absoluta, e não vão precisar formar coalizões.

O partido da ex-chanceler Angela Merkel liderava o estado desde 1999. O SPD é o mesmo partido do atual chanceler Olaf Scholz, e essa vitória é vista como um claro sinal do eleitorado em favor do seu governo.

Guerra na Ucrânia e energia

Mais armas. Durante o final de semana, a Alemanha virou manchete no mundo todo depois que o chanceler disse na ARD que estava considerando comprar um sistema de defesa antimíssil similar ao "Domo de Ferro" de Israel. Scholz chegou a dizer "nós precisamos ter em mente que temos um vizinho que está preparado para usar violência para garantir os seus interesses", se referindo à Rússia.

Z. Autoridades da Baixa Saxônia e Baviera baniram o símbolo Z, que se tornou marca da invasão russa na Ucrânia. Outros estados podem seguir a mesma medida.

Pacote de alívio. A coalizão governante da Alemanha fechou um pacote de alívio de cerca de 16 bilhões de euros para aliviar o peso do aumento dos preços de energia. As medidas incluem aumento temporário do uso de carvão e subsídio de preços de combustíveis.

E mais:

  • Um homem de 28 anos foi identificado depois de fazer uma saudação nazista durante a vitória da Alemanha por 2-0 sobre Israel em amistoso no sábado, confirmou a polícia ao DPA no domingo.
  • O ministro da Saúde da Alemanha disse na sexta-feira que é muito cedo para declarar um "dia da liberdade" da COVID-19, já que o vírus continua descontrolado, causando centenas de mortes todos os dias.
  • As autoridades de saúde devem conversar hoje sobre critérios para determinar o que é um "hotspot" de corona. Segundo a nova regulamentação da pandemia, esses lugares poderão ter regras mais rigorosas (inclusive as regras G de entrada só para vacinados ou recuperados).

Áustria

Show pela Ucrânia

Benefizkonzert. Um concerto de caridade para a Ucrânia aconteceu na Heldenplatz, em Viena, no domingo. Estrelas austríacas como Wanda e Conchita participaram do evento. À noite, foi exibida uma mensagem de vídeo pré-gravada do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que pode ser vista em concertos de caridade em toda a Europa (DE).

Política

A líder do partido SPÖ, Pamela Rendi-Wagner fez um discurso ontem e se colocou como candidata para chanceler da Áustria no futuro. As eleições devem acontecer apenas em 2024, mas pelo sistema parlamentarista austríaco, elas podem ser chamadas antes caso a atual coalizão de governo (ÖVP-Verdes), caia.

E mais:

  • Um incêndio florestal está queimando na montanha Burgstallberg, no Mölltal da Caríntia, cerca de 250 bombeiros de vários bombeiros lutam contra o incêndio desde domingo à noite. O clima seco aumenta a frequência e intensidade dos incêndios florestais, e há diversos outros casos na Áustria inteira (DE).

Guerra na Ucrânia

  • Hoje (ou amanhã) devemos ter conversas entre representantes ucranianos e russos novamente. Faz duas semanas que os dois países não têm negociações diretas.
  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país pode avaliar a possibilidade de uma neutralidade para alcançar um cessar-fogo, segundo o Spiegel (DE).
  • Ministros da União Europeia vão se reunir hoje para discutir o influxo de refugiados ucranianos - mais de 3,8 milhões de pessoas já deixaram o país desde o começo da guerra.

Esse post/email foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: