Guten Morgen! Montag, 7 Februar

A situação da pandemia na Áustria e na Alemanha, crise na Ucrânia e a reação de Scholz e perigo de avalanches nos Alpes: tudo o que você precisa saber hoje.

Alemanha

Crise na Ucrânia

🇩🇪 Waffenlieferungen in Ukraine: O chanceler alemão, Olaf Scholz, continua rejeitando quaisquer propostas de entregar armas para as forças militares na Ucrânia. Esse final de semana, ele reiterou sua posição em entrevista para o canal ARD. A Alemanha é uma das maiores forças militares na Europa e na OTAN e respondeu ao pedido de armas dos ucranianos com o envio de 5.000 capacetes - uma medida que foi altamente criticada (e zombada).

🇩🇪 Scholz zum Antrittsbesuch bei Biden: Scholz foi para os Estados Unidos e tem conversa marcada com o presidente Joe Biden para debater sobre as questões envolvendo as tensões no Leste Europeu. Ele ainda deve se encontrar com membros do Congresso americano e tem entrevista marcada com a CNN, segundo o canal. Amanhã, Scholz deve receber em Berlim o francês Emmanuel Macron e o presidente polonês Andrzej Duda também para falar sobre o tema. Para completar a agenda, a ministra das Relações Exteriores (Außenministerin), Annalena Baerbock (Verdes) vai ao leste da Ucrânia e tem conversa marcada com o presidente Volodymyr Zelensky.

Medidas contra a pandemia

🇩🇪 Bundesländer wollen lockern: está difícil de conter a insatisfação entre os estados na Alemanha, com muitos já pedindo (ou tomando) por medidas menos rigorosas contra a pandemia. Em Hesse, por exemplo, já não há mais a regra 2G para entrada em estabelecimentos comerciais (embora ainda seja obrigatório o uso da máscara FFP2). Mudanças federais, porém, não são esperadas até pelo menos 16 de fevereiro, data do próximo encontro entre governo federal e ministros-presidente dos estados.  O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, acha "loucura" quaisquer relaxamentos de medidas agora, mas vê possibilidades para "antes da Páscoa", segundo a ZDF.

Festival Internacional de Cinema de Berlim 2022

🇩🇪 Berlinale: o festival de cinema de Berlim vai rolar em 2022. Com restrições e público reduzido, mas vai. O setor de cultura respira aliviado, com a abertura do evento marcada para quinta-feira.

Clima para hoje, pela ZDF

🇩🇪 Wetter: Nesta segunda-feira teremos neve na região alpina e chuva em grande parte do país. Pela tarde, teremos possibilidade de sol no norte e oeste do país. A temperatura máxima fica entre 1 e 9 graus.

A partir de março, essa newsletter diária poderá ser enviada para a sua caixa de emails. Assine abaixo:

Áustria

Medidas contra a pandemia

🇦🇹 Aus für Gratis-Tests: o governo já disse que até pelo menos o fim de março os testes de coronavírus devem continuar gratuitos no país. Entretanto, cada vez mais pessoas e políticos, como o governador da Alta Áustria, Thomas Stelzer (ÖVP) questionam se o custo de subsidiar esses testes vale a pena. Por outro lado, há políticos afirmando que os testes precisam se manter gratuitos enquanto eles forem obrigatórios para entrada em certos estabelecimentos, segundo o Kurier (DE).

🇦🇹 Kontaktpersonenregelung: novas regras para "pessoas de contato", ou pessoas que tiveram contato com quem testou positivo na Áustria. Todos aqueles que tiveram e se recuperaram de uma infecção com a variante Omikron nos últimos três meses não precisarão mais ficar em quarentena após contato com alguém que testou positivo, segundo novas regras do Ministério da Saúde. Não é preciso nenhuma comprovação específica da ômicron, já que desde janeiro, essa é a variante dominante no país.

Assim como antes, pessoas com três doses (ou duas doses e um comprovante de recuperado) também não contam mais como "kontaktpersonen" e não precisam fazer quarentena. O mesmo vale para quem teve contato com pessoas que testaram positivo, mas estava seguindo as medidas de proteção (como uso da máscara FFP2).

Risco de avalanches

🇦🇹 Warnstufe 4: Große Gefahr in Tirols Bergen: o risco de avalanches nas montanhas do Tirol está alto, segundo reportou a ORF esta manhã. Com o tanto de neve que caiu pelo final de semana e o forte vento oeste, o perigo é alto, alertaram as autoridades. Nos últimos três dias, houve cerca de 100 casos de avalanche só no estado e as autoridades reiteram a importância de levar os alertas a sério e, portanto, não praticar esportes de inverno em locais de risco. Nove pessoas morreram em avalanches nos últimos três dias, segundo a ORF. A Áustria tem um serviço de alerta de avalanches (Lawinen Report DE) e o chefe da instituição afirmou que qualquer pessoa que for esquiar fora das pistas seguras precisa ser um especialista em avaliação de riscos de avalanche.

Clima para hoje, pelo Kurier


🇦🇹 Wetter: dia instável na Áustria hoje, com possibilidade de chuva, neve e granizo. Tempestades também são possíveis, mas talvez o sol apareça lá pelo meio do dia. As máximas de hoje ficam entre 4 e 10 graus.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: