Guten Morgen! Montag, 14 Februar
O que é importante para começar seu dia hoje.
Bom dia! O final de semana, como sempre, foi curto demais para todas as coisas que a gente queria fazer, sinto. Apesar disso, queria aproveitar para agradecer os novos membros aqui do site. Em 14 dias, 16 pessoas se inscreveram para colaborar financeiramente - a um valor de até 5 euros por mês - com esse trabalho. Fico sem palavras para expressar minha gratidão não só a essas pessoas, mas a todos que ajudam divulgando, compartilhando, interagindo, oferecendo apoio de tantas formas.
Aqui você pode ver todas as maneiras que pode ajudar com o trabalho.
A partir de março, quem se inscrever aqui no site (pagando ou gratuitamente) vai ter opção de receber esse texto diretamente na sua caixa de entrada, de segunda à quinta, antes das 10h da manhã (horário de Berlim/Viena). Para as pessoas que colaborarem financeiramente, me ajudando a ter mais independência e tempo para produzir conteúdo pra cá, ainda estou organizando algumas para agradecer o apoio.
Enquanto isso, happy Valentine's Day! O dia dos Namorados gringo chegou e, se você mora em Viena, talvez curta essa dica de 5 restaurantes românticos em Viena para aproveitar a data.
Uma boa segunda-feira e tschüss!
Alemanha
A situação na Ucrânia
O chanceler sou eu. Em entrevista à rede americana CNN (EN), o chanceler alemão Olaf Scholz (SPD) foi muito mais forte em suas falas. Talvez em resposta às críticas que anda sofrendo pelo seu "sumiço", talvez porque ele finalmente acordou para o papel que a Alemanha precisa tomar, ou então simplesmente porque na CNN, falando em inglês com o jornalista Jake Tapper, as frases saíram de maneira mais clara. Quando perguntado sobre o ex-chanceler Gerhard Schröder e suas falas defendendo a Rússia, Scholz foi bem enfático: "ele não está falando pelo governo, ele não está trabalhando para o governo, ele não é o governo. Eu sou o chanceler agora".
Scholz reist nach Kiew. O chanceler tem uma semana agitada pela frente. Primeiro, viaja para Kiev, capital da Ucrânia, onde se encontra com o presidente Volodymyr Zelensky. Depois, a agenda o leva a Moscou, onde ele terá reuniões com o presidente russo Vladimir Putin, segundo o Tagesschau. A viagem de Scholz vem em meio a relatos, especialmente nos Estados Unidos, de que uma invasão da Rússia à Ucrânia pode acontecer antes do dia 20 de fevereiro, segundo o POLITICO (EN).
Lei do aborto
Schwangerschaftsabbruch. A coalizão no poder quer agora seguir com uma das suas principais promessas de campanha: a alteração nas leis que regulam abroto no país. Na Alemanha, os médicos que fazer procedimentos de abortos estão bastante limitados pela lei em relação ao tipo de informação que podem dar ao público. A regra que não deixa médicos "promoverem" aborto é da época do nazismo e retirá-la, ou modernizá-la faz parte do plano de governo da coalizão semáforo. Agora, o ministério da Justiça lidera o movimento pela mudança. Mulheres na Alemanha podem abortar fetos até a 12a semana da gravidez.
Covid
Impfpflicht.O parlamento alemão deve postergar planos para debater a obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19, reporta o Tagesschau. O projeto de lei simplesmente não ficou pronto a tempo, e deve ser debatido em março.
Lockerungen. Especialistas na Alemanha apoiam reaberturas, mas com cautela. A ideia é retirar algumas medidas restritivas nas próximas semanas, segundo o Tagesspiegel (DE). Hoje, os ministros de Saúde dos estados têm reunião virtual.
Presidente reeleito
Steinmeier. O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, foi reeleito para o cargo neste final de semana, segundo reporta a ORF (DE). O chefe de estado foi eleito pela primeira vez em 2017. Antes disso, foi ministro das Relações Exteriores pelo partido SPD. O presidente é eleito pela Assembleia Federal, um órgão cuja única função é escolher o presidente da Alemanha. O corpo legislativo é formado pelos membros do parlamento (Bundestag) e um número igual de representantes enviados pelos estados. Neste ano, entre os representantes estavam pessoas como o técnico alemão Hansi Flick, o jogador de futebol Leon Goretzka e a fundadora da Biontech, Özlem Türeci. A ex-chanceler Angela Merkel também apareceu em um compromisso público pela primeira vez desde que deixou o cargo.
Previsão do tempo
Wetter. Na segunda-feira, fará sol especialmente do leste ao sudeste da Baviera. Em outras áreas, tempo nublado com sol em alguns momentos. Do oeste a sudoeste, as nuvens aumentam durante o dia e chove intermitentemente. Um forte vento sudoeste sopra no norte, nas costas e nas montanhas com rajadas tempestuosas. As temperaturas ficam entre 7 e 14 graus, segundo a ZDF.
A partir de março, essa newsletter diária poderá ser enviada para a sua caixa de emails. Assine abaixo:
Áustria
Covid
Maskenpflicht. A obrigação de usar máscara durante as aulas cai no dia 21 de fevereiro para todos os estudantes, segundo o que o ministro da Educação afirmou em entrevista ao Ö1-Morgenjournal nesta manhã.
Aussetzen der Impfpflicht. O chanceler da Áustria, Karl Nehammer (ÖVP) não descarta a possibilidade de retirar a lei de obrigatoriedade de vacinação, se for isso que os especialistas defenderem (DE). Ele também defendeu enviar dinheiro, uma espécie de corona bônus, para profissionais que atuaram durante a pandemia, como profissionais da área de saúde e policiais.
Situação na Ucrânia
Business. A Áustria vai continuar se opondo a incluir medidas contra o gasoduto Nord Stream 2 em um pacote de sanções contra a Rússia em caso de invasão da Ucrânia, segundo a Reuters (EN). A empresa austríaca OMV é uma das parceiras no projeto que conecta, por meio de dutos de gás, a Rússia e a Alemanha. A Áustria depende de Moscou para 80% do gás natural que usa.
Praticamente primavera
Bis zu 18 grad. Após a semana passada ter tido temperaturas bem amenas, a "primavera" continua. Na quinta-feira, pode chegar a 18 graus, segundo a ORF (DE). No geral, as coisas estão extremamente voláteis durante a semana, com chuva, tempestades, sol, neve esperados no país.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: