Guten Morgen! Dienstag, 01 März

Guten Morgen! Dienstag, 01 März

O que é importante para começar seu dia hoje.

Bom dia!

Mais um mês começando e com ele algumas mudanças.

Essa newsletter passa a ser enviada de segunda à quinta, pela manhã, para todo mundo que se registrar com um email aqui no site. O resumo continua sendo postado no Instagram e o link também vai para o Twitter.

Às terças e quintas, porém, ela terá uma parte fechada para os assinantes pagos, uma maneira de agradecer o apoio que, espero, um dia vai me permitir dedicar algumas horas exclusivamente para o projeto de notícias para a comunidade brasileira (e portuguesa!) na Alemanha e na Áustria. Agradeço demais todo mundo que apoia e existem várias maneiras de ajudar - aqui você pode conferir como.

As mudanças também estão presentes na nossa vida aqui na Áustria e Alemanha, com várias novidades para março, especialmente em relação às medidas de combate à pandemia. Além disso, os dois países estão preparados para receber refugiados da guerra na Ucrânia, e você pode ler mais sobre o que levou ao conflito no texto publicado semana passada. Pelo instagram, as atualizações sobre esse tema histórico e que vai impactar a Europa e o mundo são constantes.

De resto, hoje é terça-feira de Carnaval, escrevi um texto (em inglês) contando algumas das tradições de Carnaval na Áustria.

Uma boa terça-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Alemanha

Virada 180 graus

A Alemanha decidiu reverter décadas de desmilitarização depois que a invasão da Rússia "mudou tudo". O chanceler Olaf Scholz (SPD), que recentemente tomou posse como líder no país depois de 16 anos de governo Angela Merkel, fez um discurso histórico no parlamento alemão, o Bundestag. Ele declarou que o país, já uma potência econômica na Europa, iria praticamente dobrar seus gastos militares, comprar jatos de guerra, drones e, no futuro, aumentar seu investimento em Forças Armadas para alcançar (e ultrapassar) o mínimo de 2% do produto interno bruto (PIB) colocado como meta pela OTAN.

No ano passado, a Alemanha investiu cerca de 1,5% do seu PIB em despesas militares.

Scholz também alertou que o país passará a ter uma reserva estratégica de energia (gás e carvão) e acabar com a dependência alemã da energia que vem da Rússia.

É a virada 180 graus, de uma política que priorizava laços econômicos e conversas para o chamado hard power. Segundo o chanceler, "Putin quer estabelecer um império russo e a questão fundamental é se nós teremos a força para estabelecer limites".

Pela primeira vez, o país também enviou armas para uma zona de conflito, e permitiu que outros aliados enviem armas alemãs para apoiar a Ucrânia. Assim como os Estados Unidos e outros membros da OTAN, porém, a Alemanha disse que não vai se envolver diretamente com o envio de tropas em confronto direto contra a Rússia.

Protestos contra o governo e a extrema-direita

Segundo a polícia alemã, o número de ameaças e ataques contra políticos no país triplicou ano passado, alcançando 4.458 registros. Isso acontece em meio a preocupações que o movimento contra as restrições está se misturando cada vez mais com a extrema-direita, especialmente no leste do país (EN - paywall).

Números de Covid

Os últimos números de casos e dados da pandemia foram anunciados pelo Robert-Koch-Institut. São 122.111 novas infecções, com a taxa de incidência em 1.213.

Previsão do tempo

Na terça-feira, depois de uma noite gelada no leste e no sul, haverá muito sol novamente. Nuvens estão subindo no norte e no oeste. A temperatura atinge valores de 4 a 10 graus.