Guten Morgen! Donnerstag, 17 Februar

O que é importante para começar seu dia hoje.

Bom dia!

Ontem foi um dia de coletivas de imprensa, sem dúvida. Áustria (e depois Viena sozinha) e Alemanha anunciaram seus planos de reabertura, confiantes que a variante ômicron e a doença "mais leve" que ela causa são o fim para a pandemia.

Na Áustria, 5 de março deve ter o fim da maior parte das restrições, inclusive da necessidade do "passaporte verde", que comprova status vacinal. A menos que você esteja em Viena. O prefeito da capital deixou bem claro que tem zero pressa para retirar restrições, especialmente a obrigação do uso de máscaras em lugares fechados e restrições 2G (vacinados ou recuperados) para gastronomia.

Já na Alemanha, o que a mídia local chama de "Freedom Day" (em inglês, mesmo), deve acontecer em 20 de março. Fim dos limites de contatos, da comprovação 3G (ou 2G) para entrada em estabelecimentos comerciais e de gastronomia, da obrigação de home office… mas as máscaras em locais fechados ficam.

Amanda na Áustria | Como apoiar o trabalho
Durante a pandemia, crises políticas e polêmicas na Áustria e na Alemanha, esse site se tornou centro de informações da região para imigrantes.


As autoridades nos dois países deixaram claro que a situação nos hospitais atualmente comporta essa reabertura, mas que isso pode mudar. E se mudar, medidas restritivas podem ser reapresentadas. Além disso, há um medo muito concreto do período de outono/inverno, quando vírus aéreos tendem a circular mais - também não ajuda que ambos os países estão com menos de 80% da população totalmente vacinada. Viena vai seguir em frente com a obrigação de vacinação e o chanceler alemão Olaf Scholz passou uns bons minutos de sua coletiva de imprensa defendendo veementemente medida similar no país.

O fim da semana, sem dúvida, terá mais um monte de questões a serem respondidas nos dois países. Para nós, imigrantes, a questão das regras de entrada no país foi pouco citada nas coletivas. Na Áustria, as regras de entrada atuais (2G Plus, em geral) vão mudar para 3G (vacinados ou recuperados ou testados - lembrando que a Áustria aceita coronavac como vacina para entrada no país).

Já a Alemanha não fez referência às regras de entrada, que, de qualquer maneira, não são governadas pelo Ministério da Saúde. Apesar de não vermos perspectivas de a Alemanha aceitar coronavac em breve, há pressão dos estados para que as regras, restrições e definição do que é um "país de alto risco" mudem. Afinal, se internamente a Alemanha aceita que número alto de casos não equivale necessariamente a alto risco, certamente para outros países o raciocínio deveria ser o mesmo, não? Se for o caso, talvez países como o Brasil deixem de ser visto como "alto risco", ou talvez eles passem a aceitar vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) dada a chegada do verão e o influxo de turistas que perderiam. A ver.


A partir de março, essa newsletter às terças e quintas vai passar a ser dedicada aos assinantes que colaboram financeiramente e me ajuda a manter uma produção estável por aqui. Uma maneira de agradecer, mesmo. Assim, esse texto inicial pode ser lido por todos, mas tudo daqui para baixo passa a ser fechado para membros. Não se preocupe: notícias importantes, a newsletter às segundas e quartas e mais informações continuam abertas para todo mundo, tanto por aqui quanto no Instagram e Twitter.

Quer colaborar com o jornalismo independente? Faça seu cadastro clicando no botão abaixo. Ou, então, veja aqui mais maneiras de ajudar.


Uma boa quinta-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


👉
A partir de março, essa parte (às terças e quintas) será aberta apenas para assinantes:


Alemanha

Covid

Freedom Day. A Alemanha terá seu "dia da liberdade", com retirada da maior parte das restrições contra Covid-19 em 20 de março. O governo reiterou, porém, que medidas essenciais (como uso de máscaras) continuarão valendo e que tudo depende da situação nos hospitais no país.

Omikron-Impfstoff. O co-fundador da BioNTech, Ugur Sahin, falou ontem no "Bild Live" que a entrega de uma vacina mRNA dedicada à variante omicron do coronavírus foi adiada do fim de março para abril ou maio. Segundo Sahin, a autorização da agência de medicamentos europeia EMA está levando mais do que o esperado - resta saber se uma vacina dedicada à variante "menos perigosa" será de fato necessária e para quem.

Tempestades

Schwerer Sturm. Tempestades comparáveis a furacões deixam parte da Alemanha com rajadas de vento fortíssimas e causam muita preocupação. A tempestade Ylenia afeta principalmente o norte e oeste da Alemanha, mas há alerta também para a região central, com risco de danos e inundações.  Na sexta-feira, o país aguarda também a chegada da tempestade Zeynep. Algumas medidas já foram tomadas, com estados cancelando aulas (ou deixando ida opcional), bombeiros soando alarmes, e autoridades pedindo para que as pessoas evitem frequentar locais como parques e florestas.

Conversa com Biden

Olaf Scholz telefoniert mit US-Präsident Joe Biden. O chanceler Olaf Scholz conversou ontem à noite, por telefone, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação na região da Ucrânia. Segundo a chancelaria, ambos concordaram que os riscos de uma invasão militar russa continuam altos e que, apesar do anúncio do Kremlin de uma retirada de tropas, isso não foi observado pelos aliados da OTAN.

Previsão do tempo

Wetter. Na quinta-feira, mais chuvas às vezes  bastante fortes acontecerão. Em diversas regiões, rajadas de tempestade semelhantes a furacões são possíveis em boa parte do país. As temperaturas máximas estão entre 8 e 15 graus, segundo a ZDF.


Áustria

Covid

Wien. O prefeito Michael Ludwig segue seu próprio ritmo para as reaberturas na capital, segundo coletiva de imprensa nesta quarta, 16. Viena vai manter a obrigação de máscaras FFP2 e também as regras 2G na gastronomia (enquanto o resto do país reabre para 3G a partir já de 19 de fevereiro). O prefeito também reafirmou seu desejo de manter testes gratuitos na cidade, mas disse que se o governo federal retirar a oferta, Viena não consegue manter o esquema atual sozinha.

Bomba antiga em Viena

Kriegsmaterial. A polícia de Viena informou que foi encontrada uma granada (calibre 15cm) durante escavações em uma obra no 22 distrito. O artefato, provavelmente um resquício da Segunda Guerra Mundial, foi retirado pelas autoridades do exército austríaco. A polícia relembra que, caso alguém encontre um artefato de guerra, o procedimento correto é lembrar o local da descoberta e ir para uma distância segura para ligar para o 133.

Previsão do tempo

Wetter. Hoje, o ar quente do Atlântico realmente chega para cá, e as temperaturas sobem para 10 a 18 graus de primavera. Mesmo 20 graus não estão fora de alcance na região de Viena, bem como no sudeste. Mas o país não passará ileso pela tempestade/furacão Ylenia, e diversas regiões, inclusive na capital, poderão ter ventos de 100 km/h.

Brasil

Tempestades. Notícias tristes vindo de casa e sendo reportadas aqui pela Áustria e Alemanha: mais de 90 pessoas morreram depois de enchentes e deslizamentos de terra na região de Petrópolis, no norte do Rio de Janeiro. Um mês de chuvas caiu em uma única noite e os esforços de resgate e recuperação ainda estão acontecendo na área. Especialistas alertam que eventos extremos vão acontecer com maior frequência por causa das mudanças climáticas.

A partir de março, essa newsletter diária poderá ser enviada para a sua caixa de emails. Assine abaixo: