Neve em Viena: os melhores lugares para ver a capital com neve

Não é sempre que tem neve em Viena, mas quando tem, claro que a gente quer aproveitar. A capital austríaca, ao contrário do que pode parecer para muitos, não tem grandes tempestades de neve e nem longos períodos em que ela fica toda branquinha. O mais comum é que o fenômeno ocorra algumas vezes durante o inverno e, depois de dois, três dias, a neve já esteja toda derretida.

Por isso, claro que nos dias que tem neve em Viena a gente quer aproveitar para ver essa cidade que já é linda com ainda mais esse charme.

Existem três tipos de passeios que podem ser feitos para ver neve em Viena, dependendo do seu objetivo: pontos turísticos famosos, locais para ver a neve em toda sua glória e também pontos panorâmicos, pra ver do alto, mesmo.

Schönbrunn em dia de neve

Pontos turísticos que ficam lindos com neve em Viena

Quando neva, o comum é que a cidade e seus moradores já tenham minimamente se preparado para isso. Assim, locais com muito trânsito ou tráfego de pessoas já são tratados com substâncias específicas que agilizam o processo do derretimento da neve. A menos que seja uma tempestade muito forte ou longa, dificilmente vamos ver o centro da cidade, ou a catedral Stephansdom, todo branquinho.

Assim, a dica para quem quiser tirar fotos de lugares famosos de Viena embaixo de neve é ir para os pontos turísticos com mais natureza. Parques, como o Stadtpark, ou os palácios, como Schönbrunn (foto acima) e Belvedere, por exemplo, são uma boa pedida. Em lugares com terra e grama, especialmente se as pessoas não podem pisar (como os jardins dos palácios), a neve ficar assim branquinha por mais tempo.

O Schönbrunn ainda é ótimo porque junta a possibilidade da vista panorâmica. Só subir até o Gloriette que é possível dar de cara com essa beleza toda. Os intermináveis caminhos e passeios pelos jardins também são lindos e valem super a pena.

Outros clássicos que dá pra tentar se tiver um pouco mais de neve (ou a neve ainda estiver caindo) são a Ópera de Viena (sempre recomendo a vista em cima do museu Albertina) e o Rathaus.

Locais para ver a neve em toda sua glória

Na falta de um nome melhor, fica esse rs.

Os melhores lugares para ver neve são parques e lugares com muita natureza. Por sorte, Viena está cheia de locais assim. Alguns exemplos lindos bem no centro da cidade incluem:

  • Stadtpark
  • Türkenschanzpark
  • Schwarzenbergpark
  • Augarten
  • Alte Donau
  • Prater

Esses são alguns dos mais lindos e charmosos, mas de verdade qualquer cantinho verde pode se transformar em um paraíso para quem quer ver neve. Da última vez que nevou, era dia de semana e eu não tive muito tempo para sair de casa e aproveitar.

Mesmo assim, fui para um parque bem pequeno e nada famoso do lado de casa. E o resultado foi esse:

View this post on Instagram

A post shared by Amanda 📍 Alemanha e Áustria (@amandanaaustria)

Pontos panorâmicos

Para quem quiser sair da cidade (seja para explorar novos locais ou pra tentar buscar neve nos arredores de Viena porque já derreteu na cidade), há algumas opções também interessantes.

Wiener Wasserleitungsweg: trilhas com duas rotas diferentes, cada uma com 20 quilômetros, mas consideradas fáceis para a família toda.

Semmering: considerada pelos vienenses como o local para esquiar sem compromisso (a região é facilmente alcançada em um bate volta, tanto de transporte público quanto de carro). É um dos meus passeios favoritos pro inverno.

View this post on Instagram

A post shared by Amanda 📍 Alemanha e Áustria (@amandanaaustria)

👉
Dica: quer uma vista panorâmica sem sair de Viena? A região de Kahlenberg é perfeita para isso!

Dicas para fora de Viena

Poucos lugares são mais destino de inverno com regiões simplesmente de tirar o fôlego do que a Áustria. O país também não é muito grande - e é super bem conectado com trens - então fica fácil viajar para conhecer algumas cidades lindas.

O Alan do O Mundo me Chama tem uma lista bem maravilhosa de vilarejos para visitar na Áustria no inverno que é bem maravilhosa. Não fui a todos os lugares que ele indicou, mas Hallstatt é um vilarejo bem clássico perto de Salzburgo e Baden bei Wien é uma ótima opção até para quem quer fazer um bate volta de Viena, mesmo.

Vale a pena dar uma olhada :)


Esse post pode conter links afiliados. Quando você clica neles, o site pode ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você.