O que muda em abril na Alemanha, Áustria e Suíça?

O mês já começou com muitas mudanças para quem mora nesses três países. Veja as novas regras, direitos e bônus na Alemanha, Áustria e Suíça.

O que muda em abril na Alemanha, Áustria e Suíça?
Photo by Eilis Garvey / Unsplash

Alemanha

Deutschlandticket começa a ser vendido

Depois de muita espera, a partir de 3 de abril começa a pré-venda do ticket de transporte ilimitado a €49, um resquício das medidas mais populares de combate à inflação. O lançamento oficial é em maio, mas alguns estados já se adiantaram - a pré-venda agora acontece via Deutsche Bahn.

Fim das últimas regras da pandemia

Os últimos resquícios de pandemia (e regras para combatê-la) estão chegando ao fim na Alemanha, já que em sete de abril o Infektionsschutzgesetz (algo como regras de proteção contra infecção) vai expirar. Com ele, regras específicas para quem trabalha em locais de saúde deixam de valer.

Além disso, desde 31 de março já não é mais possível pedir licença médica por telefone - algo que, no alto da pandemia, foi usado bastante. Agora, só é possível conseguir o Krankschreibung pessoalmente ou por uma chamada de vídeo (se seu médico oferecer esse serviço e se sua doença não precisar de um exame físico).

Fim da discriminação contra gays para doação de sangue

A partir de abril, uma regra que proibia homens homossexuais de doar sangue foi eliminada. Isto significa que indivíduos de qualquer gênero, orientação sexual, ou se eles se identificam como cisgêneros ou transgêneros serão capazes de doar sangue.

Entretanto, pessoas que frequentemente mudam seus parceiros sexuais ou têm múltiplos parceiros sexuais ainda serão proibidos de doar sangue. O processo de seleção de doadores potenciais inclui um questionário para determinar a elegibilidade.

Salários aumentando

Boas notícias para os trabalhadores na Alemanha! A partir de abril, pintores, construtores e trabalhadores de agências receberão um aumento de salário.

Pintores e envernizadores nos estados ocidentais e Berlim receberão um salário básico por hora de 18,39 euros, enquanto aqueles nos estados orientais receberão 17,86 euros. Os ajudantes também receberão um aumento salarial com o salário mínimo específico da indústria aumentando para 12,50 euros por hora, e o segundo salário mínimo subindo para 14,50 euros.

Os trabalhadores da construção civil receberão um aumento salarial de 2% na Alemanha ocidental e 2,7% na Alemanha oriental, mais um bônus de 1.000 euros para explicar a inflação. O acordo coletivo também estabelece que os trabalhadores serão compensados pelas viagens aos canteiros de obras com base no número de quilômetros.

Os trabalhadores de agências receberão um aumento de salário mínimo de 13 euros por hora.

Mais informações e mudanças AQUI.

LEIA TAMBÉM: EXPLAINED: The German tax changes coming into effect in April 2023

Áustria

O custo de vida continua aumentando…

Mesmo com a inflação em cada, alguns setores ainda vão repassar aumentos para consumidores. Clientes de companhias telefônicas e internet (especialmente A1 e Drei) já poderão ver um aumento nas tarifas de alguns contratos a partir de abril. Além disso, aluguéis devem aumentar, já que a tarifa básica sobe com a inflação e acaba influenciando outros contratos.

…mas novos bônus serão pagos

A partir de abril, cerca de 650.000 residências em Viena receberão um novo Bônus de Energia de até 200 euros. O valor será transferido diretamente para as contas registradas na Stadt Wien, portanto, não há necessidade de fazer uma solicitação específica se você já recebeu o bônus ano passado.

O "Bônus Caríntia" foi projetado para ajudar as pessoas a lidar com o aumento do custo de vida e foi aumentado para 600 euros. A maior parte dele já foi paga desde o início do ano, mas os 100 euros restantes serão pagos em abril para aqueles que se qualificarem.

Além disso, famílias elegíveis poderão receber aproximadamente 200 euros de ajuda habitacional do governo federal, que deverá ser paga a partir do início de abril.

Eleições em Salzburgo

A província de Salzburgo realiza eleições parlamentares estaduais a cada cinco anos e a próxima está marcada para 23 de abril de 2023, quando cerca de 390.000 eleitores (cidadãos austríacos com pelo menos 16 anos de idade e com residência primária em Salzburg) irão votar.

A cédula contará com oito partidos políticos competindo em todo o estado. O principal candidato, pela centro-direita ÖVP, é o governador Wilfried Haslauer, enquanto o partido de centro-esquerda SPÖ será representado pelo líder do partido estadual David Egger.

O FPÖ nomeará Marlene Svazek, enquanto o NEOS concorrerá com a porta-voz estadual Andrea Klambauer. Martina Berthold, a atual vice-governadora do estado, será a principal candidata para os Verdes.

O partido KPÖ Plus e "We are Salzburg" (WS) também concorrerão em todos os distritos, com Kay-Michael Dankl e Gerhard Pöttler como seus principais candidatos, respectivamente. A eleição está marcada para determinar a composição do novo parlamento estadual.

Mais informações e mudanças AQUI.

LEIA TAMBÉM: Eight unmissable events in Austria in April 2023

Suíça

Lei promovendo energia solar


Em resposta ao ataque da Rússia à Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, e à subsequente incerteza em relação às fontes de energia, o Conselho Federal fez mudanças na Lei de Energia para encorajar o uso da energia solar. A lei atualizada entrará em vigor em 1º de abril e tornará mais fácil a adoção de grandes sistemas fotovoltaicos para gerar energia solar estabelecendo uma taxa única que pode cobrir até 60% dos custos de instalação. Este novo regulamento permanecerá em vigor até 2025.

Eleições em Genebra

Os residentes de Genebra votaram em seus representantes cantonais no dia 2 de abril. A eleição determinará tanto o Grande Conselho quanto o Conselho de Estado, que são respectivamente responsáveis pelos poderes legislativo e executivo do governo. Os funcionários recém-eleitos cumprirão um mandato de cinco anos, com duração até 2028. Mais detalhes sobre o processo de votação podem ser encontrados AQUI.

Novos voos Genebra - New York

Até agora apenas uma companhia aérea, a SWISS, voa sem escalas de Genebra para o aeroporto JFK de Nova Iorque, mas a partir de 11 de abril, outra companhia aérea, a Delta, irá servir a mesma rota diariamente, com uma aeronave Boeing 767-400ER de 238 assentos.

A competição normalmente baixa os preços, então vamos ver o que acontece com o custo das passagens nesta rota no futuro.

Mais informações e mudanças AQUI.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: