O que muda na Áustria, Alemanha e Suíça em junho de 2022?
Mais um mês começando e um monte de coisa para rolar - ou que já rolou no dia 1 de junho. Aqui você encontra um resumão das principais mudanças na Áustria, Alemanha e o bônus: Suíça.
Ah, e uma coisa que muda pra todo mundo: dia 21 de junho é solstício de verão, começo da estação mais quente do ano (e pode esperar ondas de calor pesadas nos três países), e também o dia mais longo do calendário.
Áustria
Mudanças nas regras de Covid
A principal mudança em junho é em relação às regras e restrições da pandemia. Houve um considerável relaxamento que deve durar pelo menos pelos meses de verão.
A partir de 1o de junho, as pessoas na Áustria não vão mais precisar usar máscaras em locais fechados - exceto em locais de saúde, como hospitais e enfermarias. O governo federal "pausou" a obrigação do uso da máscara FFP2 em lojas essenciais, como supermercados e bancos, e no transporte público.
No entanto, Viena vai manter máscaras obrigatórias no transporte público (e em farmácias) por enquanto.
O governo também prorrogou a suspensão de sua lei de mandado de vacina, o que significa que os residentes que não estão totalmente vacinados não enfrentarão multas ou penalidades por não ter o sistema vacinal completo.
Feriados e festas
O mês está cheio de eventos, festas e feriados. Segunda-feira, 6 de junho, é Pfingstmontag e um feriado oficial - então prepare suas compras e mantimentos porque quase todas as lojas estarão fechadas.
No dia 11 de junho é a famosa Parada LBGTQ+, ou Regenbodenparade, nas ruas de Viena. Esse ano, ela volta ao tamanho e trajeto originais pela Ringstrasse.
12 de junho, um domingo, não é feriado, mas é a data em que os austríacos celebram o Dia dos Pais.
Na quinta-feira, 16 de junho, outro feriado para aproveitar o clima ensolarado, quando a Áustria celebra Fronleichnam (Corpus Christi).
E o final de semana de 24 a 26 de junho terá o festival Donauinselfest, o maior festival gratuito e open air da Europa. A ilha do Danúbio fica cheia de eventos, shows e atividades de todo o tipo e para todas as idades.
Alemanha
Medidas para conter ou aliviar a alta da inflação
Talvez a medida que mais chamou atenção seja o bilhete de 9 euros para transporte público regional. A partir de 1 de junho, as pessoas puderam comprar o passe para aproveitar o transporte extremamente barato.
Ao mesmo tempo, os combustíveis também devem se tornar mais baratos. De junho até o final de agosto, o imposto sobre energia sobre combustíveis deve ser reduzido ao mínimo permitido na União Europeia. O apoio financeiro para famílias de baixa renda com conta de gás também deve ser liberado em junho.
Mudanças nas regras de entrada
A partir de 1 de junho, pessoas vindo da União Europeia oficialmente não precisam mais apresentar comprovação em relação a Covid, mas quem vem de fora ainda precisa, se for turista, comprovar que foi vacinado. O Ministério da Saúde deu afirmações de que passaria a aceitar as vacinas da OMS, mas esse dado ainda não foi atualizado nos sites oficiais.
Na prática, há pouco controle e os relatos são cada vez mais frequentes de pessoas entrando de fora da União Europeia sem precisar mostrar nenhum documento.
Férias e feriados
6 de junho é Segunda-feira de Pentecostes, um feriado nacional na Alemanha, então muitos funcionários terão o dia de folga e as lojas estarão fechadas.
Os residentes em Baden-Württemberg, Baviera, Hesse, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado e Sarre têm a sorte de conseguir outro feriado no mesmo mês, na quinta-feira, 16 de junho, para Corpus Christi.
Além disso, em alguns estados as férias de verão das escolas já começam em junho, fique de olho em relação a isso.
Suíça
Nova lei anti-terrorismo
Junho de 2022 traz a nova lei antiterrorismo para a Suíça, depois de aprovação no referendo no ano passado. As medidas incluem maior autoridade para a polícia combater ameaças terroristas, com permissão para ações "preventivas" de vigilância e até prisão para casos suspeitos.
Feriado
A segunda-feira, dia 6, é feriado nacional, exceto nos cantões de Neuchâtel, Solothurn, Valais e Zug.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: