Onda de calor: O que fazer quando as temperaturas chegam aos 40C?
A onda de calor que afeta grande parte da Europa e leva temperaturas para acima dos 35C, 40C pode ser fatal. Confira como se proteger e o que fazer para reduzir o calor - o quanto possível.
Para quem vem do Brasil, um calor de 35C ou 40C pode parecer menos perigoso do que de fato é. Isso porque a Europa está muito pouco ou quase nada preparada para enfrentar essas temperaturas, o que complica a situação de quem vive aqui.
Apartamentos que foram construídos pensando em frio abaixo de 0 se tornam fornos em verões cada vez mais quentes e falta estrutura para lidar com temperaturas mais altas.
Na Áustria e Alemanha, os termômetros vão ficar perto dos 40C e céus sem nuvens deixam a situação ainda mais perigosa.
O que fazer?
Existem vários conselhos e indicações a serem seguidas para reduzir os efeitos do calor e até mesmo tentar diminuir um pouco a temperatura na sua casa.
Antes de mais nada, beba bastante água. É super importante manter-se hidratado especialmente durante o calor. Além disso, a gente pode não querer ficar no escuro (já passamos tanto tempo nele durante o inverno), mas é super importante fechar as janelas e evitar o sol direto dentro da sua casa.
Mesmo com noites quentes, as temperaturas durante a noite tendem a ser mais amenas. Por isso, a ideia é "prender" o ar da noite em casa. Assim que escurecer, abra as janelas para arejar sua casa. Logo de manhã, antes do sol ficar mais forte, feche tudo e abaixe as cortinas e persianas.
Não se esqueça de usar roupas leves, com tecidos naturais. Outra dica é se alimentar com porções menores e mais leves em vez de comer refeições pesadas. Além disso, comer comida fresca, como uma salada, evita que você esquente o fogão (e sua casa). O mesmo vale para qualquer aparelho elétrico ou eletrônico não essencial - melhor evitar o calor que eles emitem, então guarde o secador de cabelo e a chapinha para outros momentos.
Para ajudar a diminuir a sensação de calor, você pode usar ventiladores e até mesmo colocar roupas molhadas em lugares estratégicos em frente ao ventilador - não é um ar condicionado, mas a evaporação diminui a temperatura. Borrifar água no rosto e tomar banhos (não muito gelados para evitar o choque térmico) também dão esse alívio.
Cuidados especiais
É preciso ter cuidado extra com pessoas mais vulneráveis nesses momentos. Isso inclui crianças, mulheres grávidas, animais de estimação e, especialmente, idosos.
Nunca deixe ninguém sozinho em um carro porque as temperaturas sobem muito rápido mesmo se o carro estiver em uma sombra. Evite dirigir em horários de muito calor se seu carro não tiver ar condicionado.
Se alguém na sua casa usa medicamentos, confira a bula para ver se ele precisará ser colocado na geladeira durante a onda de calor. E cheque seus vizinhos e parentes idosos, principalmente se eles morarem sozinhos.
Em relação aos animais domésticos, deixe sempre água fresca disponível para eles. Tome cuidado com os horários que for passear com cachorros - e mesmo no fim da tarde o asfalto pode estar quente demais, então confira você mesmo antes de sair com eles.
Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)
Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.
Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: