Como funciona o novo sistema para parar o carro em Viena?

Como funciona o novo sistema para parar o carro em Viena?

A partir de março, toda a cidade de Viena passará a funcionar com licenças para estacionamento ou tickets para estacionamento - agora é preciso pagar para deixar o carro na rua.

Viena é uma cidade excelente para quem usa o transporte público, especialmente se você mora na região e compra o ticket anual. Com apenas um euro por dia, é possível usar todos os modais (tram, ônibus, metrô e trem) dentro da cidade de maneira ilimitada.

Mesmo assim, a capital da Áustria também tem muitos carros circulando e há algumas regras que é preciso ficar de olho se você usar carro em Viena. Uma delas, sem dúvida, é em relação ao estacionamento nas ruas e vias públicas.

A partir de março de 2022, toda a cidade se tornará um "kurzparkzone", algo como zona de estacionamento de curto prazo. Vai ser preciso pagar para deixar seu carro na rua.

O sistema já estava em vigor nos bairros centrais, distritos de 1 a 9. Agora, passa a valer também no 11, 13, 21, 22 e 23. Além disso, os distritos 10, 12 e de 14 a 19, que tinham uma versão do sistema de estacionamento para vias públicas passarão a seguir as regras válidas para toda Viena.


Quais são as regras para parar o carro na rua?

Em linhas gerais, o sistema é conhecido como "de curto prazo" porque motoristas só podem deixar seus carros estacionados por no máximo duas horas durante o período das 9h da manhã até 22h de segunda a sexta-feira.

Quem quiser deixar o carro estacionado na rua por mais tempo vai precisar ter um registro de residente. O registro, ou permissão para residentes estacionarem, vale apenas para o distrito onde você mora, ou onde está sua residência principal (Hauptwohnsitz).  

Ele custa 10 euros por mês e é possível comprar por três a 24 meses. Além disso, se é a primeira vez que você compra um Parkpickerl, é preciso também pagar uma taxa única, que é por volta de 40 euros para aqueles que fizerem o registro online.

Como Parkpickerl vale apenas para o distrito onde você mora, se você quiser parar o carro em outro lugar (para visitar alguém ou ir ao trabalho), é preciso ficar atento ao limite de tempo e pagar um ticket extra, o Parkschein.

Além disso, Viena tem várias regras especiais para zonas comerciais ou residenciais. Há locais onde só é possível estacionar por uma hora e meia, mesmo se você for residente do bairro. Há também lugares com vagas reservadas para moradores e você não pode parar o carro lá mesmo se comprar o ticket temporário.


Como estacionar sem ser residente do distrito?

Pessoas que não moram em Viena ou que moram, mas querem estacionar em um distrito que não é sua residência podem comprar bilhetes temporários, os Parkschein.

É possível comprar uma versão física deles em tabacarias e outros estabelecimentos. Você recebe um bloco dos papéis e precisa preencher com o horário em que estacionou o carro (os primeiros 15min são gratuitos) e deixar em local visível para as autoridades, em cima do volante.

A maneira mais fácil, porém, é baixar o app Handyparken, e fazer tudo de maneira digital.

Pessoas que moram fora de Viena e trabalham na capital também costumam aproveitar as ofertas das garagens Park & Ride. Há várias localizadas nos limites da cidade e sempre próximas a uma estação de metrô.  A diária é bem em conta e a garagem funciona 24h por dia.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: