Suíça é obrigada a fechar espaço aéreo depois de falha em sistema

Uma falha no sistema de controle de tráfego áereo forçou a Suíça a fechar seu espaço aéreo e proibir voos na manhã desta quarta-feira, 15, segundo o fornecedor de serviços de navegação áerea do país Skyguide.

Mais cedo, os aeroportos de Zurique e Genebra já haviam confirmado problemas com o sistema e cancelado decolagens e pousos nas duas cidades. A autoridade que controle o tráfego áereo afirmou que está trabalhando por uma solução.

O aeroporto de Genebra já disse que espera que a interrupção dure pelo menos até às 11h. Já o serviço Skyguide disse que o fechamento do espaço aéreo deve durar "até novo aviso". O aeroporto de Zurique segue aberto e com check-in funcionando, mas sem embarques.

Aeronaves a caminho da Suíça ou cruzando o país precisam desviar, por razões de segurança. Grande parte dos aviões com destino à Suíça agora estão pousando em Lyon, Milão e Viena. Voos que estavam marcados para sair da Suíça nesta manhã estão grounded, assim como voos curtos com previsão para chegar no país.

A companhia aérea SWISS airlines se manifestou dizendo "A SWISS está empenhada em encontrar soluções para os passageiros afetados por esta situação desafiadora o mais rápido possível. A SWISS está monitorando a situação de perto e espera poder retomar as operações de vôo regulares o mais rápido possível."

Ainda não há informações sobre quantos voos estão sendo afetados e nem sobre o que causou a falha no sistema.

A Skyguide lamenta o incidente e disse que está trabalhando "a toda velocidade" por uma solução, de acordo com o comunicado.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil.