Suíça: Quais cantões terão o maior aumento nas contas de energia?

A Europa está vendo um intenso aumento nos custos de energia, especialmente gás e eletricidade, em conexão à guerra na Ucrânia. E, apesar de a Suíça estar com uma inflação muito mais baixa do que a de seus vizinhos, o país está vendo intenso aumento nos preços de energia.

Nos próximos meses, residências suíças vão ver aumentos de 20% a até 60% nas contas de energia. Os aumentos vão depender muito de região para região e das políticas de cada um dos fornecedores de eletricidade.

Além disso, claro, as variações serão diferentes para cada residência - dependendo do tamanho da casa, quantidade de moradores e provedor.

Como vão ficar os preços em cada região?

Alguns fornecedores regionais já anunciaram os aumentos esperados para os próximos meses. Confira:

Vaud, Lausanne, Genebra

"Em meio ao aumento dos preços da eletricidade, a Romande Energie não teve outra escolha senão aumentar suas tarifas de eletricidade regulamentadas a partir de 1º de janeiro de 2023", disse a empresa.

A Romande Energie afirmou que as tarifas para 2023 "aumentarão entre 49% para a grande maioria de nossos clientes domésticos, e 61% para os clientes com modos específicos de consumo" - ou seja, aqueles que utilizam muita energia.

As contas elétricas também subirão em outras partes da Suíça francesa, embora em menor grau. Em Genebra, os preços subirão em média 22% para os clientes da Geneva Industrial Services. Em Lausanne, a Lausanne Industrial Services afirmou que aumentará preços em 26% em relação às tarifas atuais.

Basiléia, Zug, Zurique

Os clientes da empresa Primeo Energie, com sede na Basiléia, terão que pagar muito mais pela eletricidade no próximo ano - entre 42% e 46%, tornando o cantão o segundo, depois de Vaud, em termos de custos energéticos.

O fornecedor de energia de Zug, WWZ, cobrará quase 39% mais, enquanto a EKZ em Zurique aumentará suas tarifas em apenas 26%.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: