Viena mantém 2G e traz mais regras para hospitais

A capital austríaca vai continuar com gastronomia apenas para vacinados e recuperados, e adotou regras mais rigorosas para visitas em hospitais e lares de repouso

Viena vai manter as regras 2G (apenas vacinados e recuperados) para gastronomia e máscaras FFP2 obrigatórias em locais fechados, anunciou o prefeito Michael Ludwig (SPÖ) nesta quinta-feira, 17.

Ludwig criticou as reaberturas anunciadas pelo governo federal, dizendo que o número de novas infecções atualmente no país mostra que os relaxamentos ocorreram "cedo demais".

Em Viena, o governo optou por manter um caminho "mais seguro", e manteve regras 2G para gastronomia, assim como uso de máscaras FFP2 em locais fechados. No restante do país, as regras "G" (vacinados, recuperados, testados)  foram retiradas em 5 de março para a maior parte dos estabelecimentos e máscaras só seriam obrigatórias em locais considerados essenciais, como supermercados e transporte público.

Áustria anuncia fim de medidas contra Covid
O país anunciou etapas para reabertura, inclusive fim do “passaporte verde” para entrada em estabelecimentos Depois de encontro com especialistas e governadores, o chanceler da Áustria, Karl Nehammer (ÖVP) anunciou nesta quarta-feira, 16, uma série de relaxamentos das medidas contra a pandemia para…

Desde então, a Áustria teve diversos recordes de novos casos, e a situação nos hospitais também está "séria", segundo o prefeito vienense. Nesta quinta-feira, foram registrados 52.045 novos casos, e 211 pessoas estão nas unidades de tratamento intensivo. De ontem para hoje, o número de pessoas internadas em leitos comuns subiu em 53, totalizando 3.086 pessoas hospitalizadas.

Ludwig afirmou que a ideia de que a variante dominante Ômicron causa uma doença mais leve é verdade para quem se vacinou. Entretanto, segundo o político da SPÖ, essa não é a realidade para não-vacinados.

A Áustria atualmente tem menos de 70% da população totalmente vacinada. Cerca de 53% da população tomou as três doses da vacina.

O caminho seguro

Além de manter as regras atuais, o prefeito da capital anunciou medidas para proteger os mais vulneráveis. Em hospitais, pacientes internados poderão receber apenas um visitante por dia. Adicionalmente, a pessoa terá de cumprir a regra 2GPlus (vacinado/recuperado e adicionalmente teste  PCR negativo).

Em casas de repouso e lares de idosos, será possível dois visitantes por dia por morador, também com a comprovação 2GPlus.

Áustria anuncia mudanças no esquema de testes e quarentena
Além disso, as regras de quarentena para quem teve contato com quem testou positivo para Covid-19 também mudam. O governo federal austríaco anunciou o fim dos testes Covid-19 gratuitos ilimitados no país. A partir de abril, as pessoas teriam direito a uma cota de cinco testes de PCR e cinco

Viena pode ainda adotar novas medidas caso a situação da pandemia não melhore.

Ludwig reiterou que, para ele, é essencial que as restrições sejam tomadas por todo o país, especialmente considerando que cerca de 300 mil pessoas trabalham e viajam para Viena diariamente.

"Eu peço para que o governo federal pelo menos reintroduza a obrigatoriedade do uso de máscaras", afirmou.

Em resposta a jornalistas durante a coletiva, Ludwig voltou a criticar a retirada dos testes ilimitados contra Covid-19 na Áustria. "Nós temos uma opinião diferente da do governo federal", reiterou.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: