Viena mantém 2G para gastronomia

Capital adotará as medidas federais, com exceção da regra de entrada para restaurantes e bares.

O prefeito de Viena, Michael Ludwig (SPÖ) anunciou hoje as regras que serão adotadas na capital do país. Diferentemente do resto dos estados que adotarem as recomendações federais, Viena vai continuar com medidas mais rigorosas especialmente em relação à gastronomia, que continua limitada para pessoas vacinadas ou recuperadas (2G).

Na semana passada, o governo federal havia antecipado uma série de relaxamentos nas medidas contra a pandemia que foram criticadas pelo político da capital. O prefeito vai manter a maior parte: extensão do horário de funcionamento de estabelecimentos das 22h até meia noite, 50 pessoas em eventos (que continuam sendo 2G) com lugar marcado e fim do 2G em lojas. As máscaras em eventos em lugares fechados e estabelecimentos comerciais (além de transporte público, serviços essenciais etc) continuam sendo obrigatórias.

No restante do país, porém, a partir de 19 de fevereiro, pessoas não-vacinadas e que não se recuperaram recentemente de Covid-19 poderão acessar bares e restaurantes mostrando um teste negativo. Em Viena, isso não será possível.

Durante a coletiva de imprensa, Ludwig, que é de um partido da oposição no governo federal, apontou a incongruência do governo ÖVP-Verdes ao impor a vacina obrigatória e, ao mesmo tempo, permitir que não-vacinados voltem a viver normalmente desde que tenham um teste negativo. O prefeito também reiterou a importância de os testes de Covid serem gratuitos e facilmente acessíveis, lembrando que Viena tem uma excelente estrutura de testes.

Ludwig também reforçou a importância da campanha de vacinação.

Um detalhe na coletiva: o prefeito está usando máscara FFP2 e retira apenas para responder às perguntas, num vai e volta infinito. Em outras coletivas, é comum os políticos ficarem atrás de um plexiglass (coisa que Ludwig não tem) e sem máscaras durante o evento.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: